Técnicas de Relaxamento

Aprender a usar Técnicas de Relaxamento

Andas muito stressado(a) com as notas, com os testes? Estás demasiado cansado(a) fisico ou mentalmente para conseguir estar concentrado(a) no estudo? Muitas vezes o acumular das actividades lectivas com o estudo individual e/ou outras tarefas importantes impede a produtividade. Aprende a praticar alguns exercícios de relaxamento para recuperar as energias perdidas e aumentar a concentração, verás que é uma boa ajuda!

Muitas vezes o acumular das actividades lectivas com o estudo individual e outras tarefas importantes impede a produtividade. Daí que, antes de iniciar qualquer sessão de estudo, ou mesmo um exame, os estudantes devam praticar alguns exercícios de relaxamento para recuperar as energias perdidas e aumentar a concentração.

 

• TÉCNICAS DE RELAXAMENTO FÍSICO

 

1.1 Alongamentos: estica os braços e espreguiça-te com os braços apontados para o tecto, balançando-os de um lado para o outro. Repete o exercício com os braços entrelaçados atrás da cabeça.

1.2 Rotação da cabeça: descontrai o peso da cabeça de modo a que fique “solta” sobre os ombros e inicia rotações alternadas para um lado e para o outro (de olhos fechados) ao mesmo tempo que descontrais o rosto, a língua e o queixo.

1.3 Relaxamento dos braços: levanta os braços em forma de cruz, aperta os punhos com força e depois deixa-a cair subitamente até que voltem à posição normal.

1.4 Relaxamento das pernas: senta-te numa cadeira e eleva as pernas do chão para a tua frente, depois deixa-as cair repentinamente, totalmente descontraídas.

1.5 Relaxamento dos pés: concentra o peso do corpo num dos pés, enquanto o outro se levanta e acode com suavidade. Repete o exercício com o outro pé.

1.6 Relaxamento das mãos e dos dedos: com as palmas das mãos muito abertas e os dedos completamente separados, efectua leves sacudidelas com pequenas rotações dos pulsos.

1.7 Respiração: exercita a inspiração e a expiração abdominal (principalmente quando estás muito tenso ou ansioso). Quando inspiras a ventre aumenta de volume e quando expiras diminui, sem que se verifique qualquer movimento na zona pulmonar. Deves proceder da seguinte forma: inspira em 4 segundos, retém o ar durante 2 segundos e expira em 4 segundos, repetindo a operação várias vezes. Se a situação de ansiedade persistir, aumenta o tempo para 6 segundos, retendo o ar 3 segundos.

 

 

TÉCNICAS DE RELAXAMENTO MENTAL

 

As técnicas de relaxamento mental consistem em “esvaziar” a mente de preocupações ou angústias para que o corpo possa recuperar a energia perdida com a tensão ou o cansaço acumulado. Para a realização destas técnicas deves procurar um local onde não sejas incomodado.

2.1 Vazio mental

 

Concentra-te no “vazio” e afasta mentalmente todas as preocupações passando-as para segundo plano nesse momento. Decorridos alguns minutos, gradualmente, a mente deve ficar completamente descontraída e em “branco”. Mantém esta fase de relaxamento durante alguns minutos e depois podes iniciar a tua sessão de estudo.

2.2 Imagética

 

Pensa num local que, para ti, seja paradisíaco. Começa a imaginar esse local apelando a todos os órgãos dos sentidos de modo a que possas visualizar tudo o que compõe o local (ex.: mar, areia, sol...), sentir os estímulos externos (ex.: vento, calor...), cheirar (ex.: flores, a brisa do mar...) ou mesmo tocar (ex.: areia, água...).

Constrói mentalmente o teu paraíso e gradualmente vais sentir um estado de relaxamento profundo. Limita esta técnica no tempo para que não corras o risco de ficar o tempo todo a relaxar, dado o prazer que se obtém desta técnica. Esta forma de relaxamento é muito útil também quando se verificam perturbações do sono, como no caso das insónias.

 

 

 

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