Ano Letivo 2016/2017

 todos-especiais-v2

 

 1. N.º de alunos com medidas de apoio de Educação Especial

 

5.º Ano

6.º Ano

7.º Ano

8.º Ano

9.º Ano

10.º Ano

11.º Ano

12.º Ano

Total

9

6

13

11

6

13

10

3

71

Dados relativos a 4 de janeiro de 2017

 

2. Tipologia das Necessidades Educativas Especiais de caráter permanente

  • Sensoriais: audição
  • Neuromusculoesqueléticas
  • Mentais: Cognitiva
  • Mentais: Linguagem
  • Mentais: Emocional

 

3. Medidas de apoio em implementação

 

Alínea a) Apoio Pedagógico Personalizado

a) Reforço das estratégias utilizadas no grupo ou turma aos níveis da organização, do espaço e das atividades.

b) Estímulo e reforço das competências e aptidões envolvidas na aprendizagem.

c) Antecipação e reforço da aprendizagem de conteúdos lecionados no seio do grupo ou da turma.

d) Reforço e desenvolvimento de competências específicas.

 

Alínea b) Adequações Curriculares Individuais

Traduzem-se na introdução de objetivos e conteúdos intermédios em função das competências terminais do ciclo, das características de aprendizagem e dificuldades específicas dos alunos.

 

Alínea d) Adequações no processo de Avaliação

Podem consistir, tendo em conta cada situação particular, na alteração do tipo de provas, dos instrumentos de avaliação e certificação, bem como das condições de avaliação, no que respeita às formas e meios de comunicação, à periodicidade, duração e local.

 

Alínea e) Currículo Específico Individual

 Pressupõe alterações significativas no currículo comum: introdução, substituição e ou eliminação de objetivos e conteúdos, em função do nível de funcionalidade da criança ou do jovem. 

 Inclui conteúdos conducentes à autonomia pessoal e social do aluno e dá prioridade ao desenvolvimento de atividades de cariz funcional centradas nos contextos de vida.

 O Currículo Específico Individual contempla o desenvolvimento de um Plano Individual de Transição (PIT), a ter início três anos antes da idade limite da escolaridade obrigatória.

  

Alínea f) Tecnologias de Apoio

Dispositivos facilitadores que se destinam a melhorar a funcionalidade e a reduzir a incapacidade do aluno, tendo como impacte permitir o desempenho de atividades e a participação nos domínios da aprendizagem e da vida profissional e social.

 

 

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