Carta de Princípios

O Colégio de S. Miguel (CSMiguel) é uma escola da Diocese de Leiria-Fátima, que presta serviço público de educação e procura desenvolver a aprendizagem num clima de diálogo, participação, respeito e colaboração, envolvendo as famílias dos alunos e todos quantos operam no mundo educativo.

O projeto pedagógico que somos começou a ser esboçado em 1960 para responder aos desafios de um mundo em transformação e para ir ao encontro da necessidade sentida pelas famílias de proporcionar aos seus filhos uma formação de cariz humanista e de grande qualidade académica, atenta aos sinais dos tempos e aberta aos desafios tecnológicos, sociais, éticos e ambientais do nosso mundo. Trazemos na bagagem um património de experiência pedagógica, com mais de cinquenta anos, de que muito nos orgulhamos e é garantia do valor da nossa oferta educativa.

A proposta pedagógica do CSMiguel nasce da referência explícita ao Evangelho, que dá um significado original a todos os âmbitos da experiência de escola: às relações entre as pessoas, à organização escolar e aos conteúdos académicos propriamente ditos. Para nós a fé ilumina a vida das pessoas e instituições e dá significado às suas experiências, bem como à sua formação cultural e humana. O pressuposto que fundamenta todos os princípios e objetivos do ideário do CSMiguel é o desejo de alcançar o desenvolvimento humano integral de cada um dos seus alunos, num contexto cristão.

Atentos ao mundo que nos rodeia, pretendemos fomentar a abertura aos demais e o espírito de corpo, e sensibilizar para os valores da justiça e da paz. Na nossa escola o traço comunitário é elemento fundativo. Pretendemos mais do que tolerância ou respeito pela liberdade do outro: queremos alunos sensíveis, confiantes e capazes de convívio social; alunos respeitadores, responsáveis e com espírito de doação e serviço; alunos que saibam pensar e discernir; alunos implicados na escola com coerência; alunos com espírito crítico e simultaneamente cordiais, gentis e com estima pelo outro. Pretendemos criar nos nossos alunos hábitos de trabalho e oferecemos uma formação intelectual sólida, capaz de desenvolver o sentido crítico e o espírito criativo.

Oferecemos aos nossos alunos uma visão cristã do mundo e do homem, da vida e do saber e queremos ajudá-los a crescer e a conhecer a realidade, mas também a tomar posição sobre ela, a tornarem-se cidadãos "novos", prontos para conviver com a diversidade e para construir, em conjunto, um mundo melhor.

O CSMiguel pretende contribuir para o desenvolvimento da personalidade única de cada aluno, segundo um ideal de formação integral e um harmonioso desenvolvimento físico, intelectual, afetivo, moral e espiritual onde crianças e jovens se tornem protagonistas da sua própria educação e participem gradual e responsavelmente na vida da escola. O CSMiguel pretende formar homens e mulheres que se distingam pela preparação intelectual e pelo saber, mas ainda mais pelo ser, um ser feito de conhecimento e aceitação pessoal, reconhecimento dos dons próprios, e de responsabilização por os fazer render ao serviço dos outros, aceitando o compromisso de construção de um mundo mais justo.

A ideia que temos de escola valoriza todas as atividades que promovem o crescimento integral e as experiências de imersão no mundo dos que apresentam maiores fragilidades: recebemos muitas crianças e jovens com histórias de vida marcadas pelo sofrimento e pelo abandono e procuramos devolver-lhes as âncoras que a vida lhes retirou, pois acreditamos que qualquer aluno que se envolva no difícil, mas apaixonante percurso do próprio crescimento, encontrará um sentido para a sua vida.

O CSMiguel, fazendo aliança com a família na educação de cada criança e jovem, esforça-se por incutir hábitos que estimulem a criatividade e a adaptabilidade e permitam a aprendizagem ao longo da vida. Propõe a todos os membros da comunidade escolar a Amizade, como valor fundante da relação interpessoal e que permite olhar o outro como igual em dignidade, a Verdade, como aspiração máxima da conquista do saber e como condição de confiança na relação interpessoal e a Exigência, como desafio ao aperfeiçoamento contínuo e à luta incansável pela superação das limitações e fraquezas.

O Colégio elege o Arcanjo de S. Miguel como uma referência simbólica de todo o seu projeto: elemento fundamental que coloca mais alto o tecto das nossas aspirações, a fasquia dos nossos desejos, subir, saber e ser mais. Através de ênfases a nível curricular e da aposta em atividades de complemento curricular diversificadas, pretendemos formar os nossos alunos para a universalidade, o encontro respeitoso com o outro e o diálogo das culturas.

Acreditamos que os nossos alunos precisam de “saber fazer”, mas também de “saber pensar” e têm de ser introduzidos “à dimensão do sentido”, sem os quais não são possíveis, nem a liberdade, nem a responsabilidade pessoal.

Outubro de 2014

 

Ligações

TIGRE

TIGRE

Moodle

Papel Químico

Facebook

Erasmus+

Escrita Criativa

inforMATH

Parcerias