eu-erasmus csm 

 

Aprender hoje para melhorar amanhã

 

Plano de Desenvolvimento Europeu

Dado que o CSMiguel, embora inserido numa comunidade local, se sente parte das dinâmicas globais que hoje se vivem à escala europeia e mundial, uma das vertentes a desenvolver e a aprofundar é a dimensão europeia da educação. Assumimos que a cidadania europeia é algo mais do que retórica política e procuramos desenvolver parcerias e iniciativas de âmbito nacional e internacional, procurando escolas ou outras instituições que queiram partilhar e desenvolver projetos e atividades que promovam a descoberta e assunção progressiva da dimensão europeia da cidadania.
O CSMiguel valoriza a melhoria da qualidade pedagógica bem como a internacionalização da própria instituição, reforçando a cooperação entre parceiros transnacionais, com o objetivo de inovar nas suas práticas pedagógicas, em diferentes áreas do saber.

 

Áreas Prioritárias

As áreas relevantes para a Ação-Chave 1 (AC1) do programa Erasmus+ são:
- O uso das Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC);
- Ciência, Tecnologia, Engenharia e Matemática - Science, Tecnology, Engineering and Mathematics (STEM);
- Aprendizagem Integrada de Conteúdos através da Língua – Content Language Integrated Learning (CLIL);
- A pedagogia diferenciada e adaptada às Necessidades Educativas Especiais de Caráter Permanente, de cada aluno (NEEcp).


Objetivos

- Potenciar o ensino das ciências - STEM;
- Implementar CLIL;
- Reforçar o uso das TIC;
- Melhorar a pedagogia diferenciada e adaptada às NEE de cada aluno.


Atividades

- Reuniões preparatórias
- Mobilidades (Cursos de Formação Estruturados e Job Shadowing)
- Atividades de disseminação

 

Mobilidades

Área prioritária Atividade Número de Participantes País
TIC Curso de Formação Estruturado* Future Learning with iPads and Tablets – the New Course Program for Erasmus+ 3 Áustria
STEM Tap-Swipe-Pinch into STEM. Learning Mathematics and Sciences with tablets” 4 Estónia
CLIL CLIL - Content and Language Integrated Learning 1&2 week courses for teachers who teach their subject “billingually” in english at secondary level 2015 4 Reino Unido
NEEcp Special Needs Children 3 República
TIC, STEM, CLIL, Neecp Job Shadowing 6 PolóniaFinlândiaItália

*Dependente da confirmação das entidades organizadoras.

 


 

Regulamento Interno

 

Preâmbulo

É objetivo do Colégio de São Miguel incentivar e promover oportunidades de candidatura aos programas de mobilidade Erasmus +, no âmbito do Programa de Aprendizagem ao Longo da Vida como uma das formas de internacionalização do Colégio.

Neste âmbito, surge o presente Regulamento, criado pela Direção Pedagógica e Equipa Erasmus+ do Colégio de São Miguel. A leitura do presente Regulamento não dispensa a consulta do Plano de Desenvolvimento Europeu do Colégio de São Miguel, bem como a consulta do site relativo ao projeto Erasmus+ (http://www.proalv.pt/erasmusmais/).

 

Artigo 1.º
Objeto

O presente regulamento define as regras internas do Programa Erasmus + : KA1- Learning Mobility of Individuals


Artigo 2.º
Elegibilidade

1. Os candidatos deverão respeitar as regras de elegibilidade do programa a que se pretendem candidatar, bem como os critérios de elegibilidade definidos pelo Colégio de São Miguel aquando da divulgação da(s) oportunidade(s) de mobilidade.

3. Podem candidatar-se ao Programa Erasmus+ (KA1) todos os docentes.


Artigo 3.º
Duração

O período de duração das formações deverá ser no máximo de 5 dias, em grupos de tamanho variável (2 a 3 pessoas) num dos países da União Europeia (dependente da formação em causa).

 

Artigo 5.º
Candidatura


1. Preencher o Formulário de Inscrição disponibilizado na plataforma moodle.

2. Entregar o Formulário de Inscrição respeitando o calendário estabelecido.

 

Artigo 6.º
Critérios de Seleção e Seriação

1. Coerência entre os motivos da inscrição e o Plano de Desenvolvimento Europeu do Colégio.

2. Experiências anteriores em projetos europeus e E-twinning.

3. Experiências anteriores em formações europeias (ex. Comenius).

4. Experiências anteriores na implementação de práticas inovadoras na comunidade educativa.

5. Posicionamento na carreira.

6. Competência linguística.

 

 

Critérios

Pontuação

1. Coerência entre os motivos da inscrição e o Plano de

Desenvolvimento Europeu do Colégio.

0 a 40

2. Experiências anteriores em projetos europeus e E-twinning.

0 a 20

3. Experiências anteriores em formações europeias (ex.

Comenius).

0 ou 10

4. Experiências anteriores na implementação de práticas

inovadoras na comunidade educativa.

0 a 20

5. Posicionamento na carreira.

< 10 anos serviço - 0

10 > anos serviço < 20 - 2

> 20 anos serviço - 3

6. Competência linguística.

A1-0

A2-1

B1-2

B2-3

C1-4

C2-5

TOTAL

100

 

Artigo 7.º
Omissão

Cabe à Direção Pedagógica resolver qualquer questão omissa ao presente Regulamento.

 

 


 

 

Formulário de Inscrição (em formato PDF)

 

 

 

 

Ligações

TIGRE

TIGRE

Moodle

Papel Químico

Facebook

Erasmus+

Escrita Criativa

inforMATH

Parcerias