Projeto ERASMUS+ no nosso Colégio

 

"A Sustainable Future: From the Ideal City to the Sustainable City" assim se chama o projeto Erasmus+ que está a ser desenvolvido na nossa escola, ao longo deste ano letivo e do próximo, e que envolve os nossos alunos do oitavo ano de escolaridade, com parceiros da Itália, Alemanha, França, Espanha, Eslovénia e Turquia.

Para além de várias reuniões transnacionais de orientação e avaliação do desenvolvimento deste projeto, há ainda duas mobilidades, ou intercâmbios, de alunos das várias escolas.

Foi neste contexto que se realizou, na semana de 5 a 11 de março, o primeiro intercâmbio previsto. Trinta e um alunos e treze professores vieram até Fátima, para conhecer o nosso Colégio e a nossa dinâmica educativa. Os alunos estrangeiros ficaram alojados em casa dos nossos alunos e tiveram oportunidade de conhecer, vivendo-o, o dia-a-dia das famílias portuguesas.

A semana foi preenchida com muitas atividades, umas para professores e outras para alunos, e incluiu ainda visitas culturais a Fátima, Ourém e Lisboa. Realizaram-se atividades de jobshadowing para os professores e, com os alunos visitantes, um peddy-paper com muitos jogos e algumas surpresas, aulas de culinária com a preparação de pratos típicos portugueses, atividades desportivas na piscina, aulas de português, uma MasterClass de Hip-Hop, entre outras. No fim de cada dia era visível a satisfação de todos e, durante a semana, a aproximação entre os nossos alunos e os alunos visitantes foi crescendo. Também se notava a alegria e a satisfação dos professores que recebemos, que elogiaram o nosso colégio e o trabalho que desenvolvemos diariamente.

Na hora da partida, ficam as boas experiências, muitas partilhas e amizades que, por certo, vão perdurar. Alguns alunos confidenciaram, mais tarde, aos seus professores e já a caminho de casa, que esta tinha sido a melhor semana das suas vidas. 

Acreditamos que esta semana foi de facto enriquecedora e gratificante para todos e proporcionou aprendizagens muito significativas tanto em termos académicos como a nível pessoal.

No próximo mês de maio, realizar-se-á a segunda reunião transnacional deste projeto na Eslovénia e, no início do próximo ano letivo, alguns dos nossos alunos que estão agora no oitavo ano terão a oportunidade de conhecer o Istituto Comprensivo P. Soprani, a escola coordenadora deste projeto, que fica em Castelfidardo na Itália.

 

Ligações

TIGRE

Moodle

Papel Químico

Facebook

Oração da Manhã

Erasmus+

Escrita Criativa

inforMATH

Parcerias