Olimpíadas da Física

No passado dia 29 de abril, João Lopes (11ºC), Tomás Andrade (11ºA) e Tomás Cabral (11ºA) participaram na Fase Regional das Olimpíadas de Física, no Departamento de Física da Universidade de Coimbra. Participaram nesta fase – escalão B – cerca de 150 alunos de várias escolas, com a realização de provas teóricas e experimentais de Física. O nosso aluno Tomás Cabral foi presenteado com uma menção honrosa e, por isso, participará na Fase Nacional desta competição que se realizará nos dias 2 e 3 de junho, em Lisboa.

Durante as provas, os professores acompanhantes assistiram a uma interessante palestra “A dualidade onda-partícula como fonte de paradoxos em Mecânica Quântica”.

Depois do almoço, nas cantinas da Universidade de Coimbra, houve tempo para visitar o Museu de Ciência e o Gabinete de Física. Enquanto esperavam ansiosamente pelos resultados, todos os alunos assistiram à palestra “Como ser um Astronauta” do Doutor Rui Silva.

Independentemente dos resultados, foi um dia desafiante onde a competição foi saudável e o verdadeiro desafio foi aprender Física. Foi também uma oportunidade para visitar a Universidade de Coimbra e beber um pouco do espírito académico que se avizinha!

Parabéns a todos!

 
Prof. Hélia Salvado

 

 

Ligações

TIGRE

TIGRE

Moodle

Papel Químico

Facebook

Erasmus+

Escrita Criativa

inforMATH

Parcerias