Dia de São Miguel

O dia 29 de setembro é sinónimo de “festa” para toda a comunidade educativa do Colégio de São Miguel: celebramos o dia do nosso padroeiro, o arcanjo São Miguel.

O Sr. Bispo de Leiria-Fátima, D. António Marto, como tem sido habitual, honrou-nos com a sua presença e à sua espera estavam todos os alunos, professores e funcionários que o acolheram calorosamente com um cordão humano e uma enorme salva de palmas.

As breves palavras de acolhimento do nosso diretor, Dr. Manuel Lourenço, foram de agradecimento pela presença do Sr. Bispo, de gratidão pela dedicação dos três funcionários que deixaram o nosso Colégio no final do ano letivo passado (Sr. Faro, Dª Lídia e Srº Zé) e de consternação pela partida trágica da nossa antiga aluna Luísa Nunes.

Seguiu-se uma singela homenagem ao Bispo fundador da nossa escola, D. João Pereira Venâncio, e a celebração da eucaristia, presidida pelo Sr. Bispo que desafiou todos os presentes no pavilhão gimnodesportivo a “combaterem o bom combate”, ao longo deste ano letivo, contra tudo aquilo que nos desvia dos nossos deveres.

No encontro com todos os professores, o Sr. Bispo apresentou as linhas gerais da sua carta pastoral “A alegria de ser Igreja em Missão”, em ano de restauração da nossa Diocese (1918-2018), e destacou, como verbos essenciais “sair, escutar e festejar”.

Após o almoço, “invadimos” as ruas de Fátima para saudarmos toda a população! Uns de bicicleta e outros a caminhar chegámos à praça Padre Luís Kondor onde se encontrava uma mostra de alguns dos trabalhos dos alunos de Artes e um palco onde o professor Abílio Martins pôs tudo a mexer com a sua aula de Zumba.

O regresso à escola fez-se de uma forma tranquila e com o sentimento habitual: para o ano queremos mais!!!

 

 

Ligações

TIGRE

Moodle

Papel Químico

Facebook

Oração da Manhã

Erasmus+

Escrita Criativa

inforMATH

Parcerias