Colégio de São Miguel na Turquia

Entre os dias 1 e 8 de outubro, nove alunos do curso de Ciências e Tecnologias e Línguas e Humanidades e duas professoras do Colégio de São Miguel viveram uma experiência única e inesquecível em Antálya com outros alunos e professores da Hungria, da Roménia e da Turquia, no âmbito do projeto KA2, Erasmus+, Intercultural Dedicated Education And Learning (IDEAL).

Durante uma semana, cerca de 50 alunos puderam conhecer diferentes locais históricos, participar em várias atividades desportivas, viajar de barco, assistir a um espetáculo de dança, conhecer a gastronomia e divertirem-se com a alegria característica dos jovens e entenderem a importância da tolerância, do respeito pela diferença e da solidariedade.

Este projeto proporcionou, uma vez mais, aos alunos do CSMiguel momentos únicos em que as diferenças fizeram a Diferença. Os alunos viveram experiências culturais que os enriqueceram e adquiriram competências sociais fundamentais para a sua formação enquanto cidadãos do séc. XXI.

Professoras Cláudia Santos e Hélia Salvado

 

Testemunhos dos nossos alunos:

"Os alunos turcos receberam-nos a todos de braços abertos e, por isso, foi fácil interagir e fazer amizades com eles (...) Poder ter contacto com pessoas de outras culturas permite-nos crescer enquanto indivíduos"

Márcia Reis

 

"Uma das coisas que mais me impressionou na Turquia foi a tolerância (...) Quando entrei na mesquita fiquei novamente triste. Não porque não gostasse, eu adorei, mas porque vi um ambiente muito mais acolhedor e bonito que o nosso"

Ana Catarina Pereira

 

"(...) a visita da escola turca. Este momento também foi dos mais importantes de toda a viagem (...) é difícil arranjar melhor do que o nosso Colégio."

Tomás Cabral

 

"Visitámos o Jardim da tolerância onde encontrámos uma mesquita, uma sinagoga e uma igreja. Foi uma surpresa para mim porque no mesmo espaço e num ambiente de tranquilidade e de paz apela-se à tolerância e ao respeito mútuo."

Mariana Abreu

 

"Vim de coração cheio, com uma alegria interior e com uma nova vivência espetacular. Adorei esta semana porque me enriqueceu principalmente pelas relações que estabeleci."

Débora Carreira

 

"(...) comemos Kebabs que são para mim o melhor da comida turca."

Tomás Andrade

 

"Visitámos a escola turca onde nos deparámos com uma realidade muito diferente da nossa ao nível de condições de ensino. Algo me chamou à atenção: o imenso "amor" que os alunos turcos têm com o seu diretor."

Tiago Daniel

 

"Experimentei um pouco de tudo e é bom provar novos sabores, apesar de, às vezes, não gostarmos. (...) Os alunos turcos surpreenderam-me por falarem tão à vontade dos seus princípios, religião e cultura."

Inês Pereira

 

 

Ligações

giae novo

Moodle

Papel Químico

Facebook

Oração da Manhã

Erasmus+

Escrita Criativa

inforMATH

Parcerias