Notícias14/15



Concurso Melhor Escola e Energia

No passado dia 15 de julho, fomos informados que a equipa “Brigada Elétrica” do Clube Ecoescolas, do Colégio de São Miguel, foi a grande vencedora do Concurso “Melhor Escola e Energia”.

Este concurso foi desenvolvido no âmbito da medida (- é +) A Tua Equação da Energia que tem por objetivo a sensibilização para a eficiência energética de estudantes do 3º ciclo e secundário. O Júri era constituído por elementos da Entidade Promotora ADENE- Agência para a Energia e pelo Parceiro Fórum Estudante.

Este projeto tinha como missão mobilizar os estudantes e os professores para um olhar crítico sobre os consumos de energia e a forma de os reduzir na escola, promovendo um diagnóstico e propostas para um posterior projeto de intervenção/ implementação de medidas de melhoria, com o apoio de materiais pedagógicos e desenvolvendo não só conhecimentos sobre eficiência energética, mas também espírito cívico e competências transversais.

A nossa participação, que foi desenvolvida ao longo de todo o ano letivo, englobou 4 etapas: recolha de documentação, levantamento de campo, tratamento de dados e sugestões de oportunidades de melhoria no nosso colégio.

Agradecemos a todos os que colaboraram para o sucesso desta nossa vitória!

As professoras coordenadoras do projeto

Patrícia Rosário e Sónia Agostinho

 

A água: da nascente às nossas casas

Os professores do Departamento de Ciências Físicas e Naturais frequentaram, no passado dia 13 de julho, uma ação de formação intitulada “A água: da nascente às nossas casas”, dinamizada pelo Serviço Municipalizado de Água e Saneamento – SMAS, da Câmara Municipal de Leiria. Os professores tiveram a oportunidade de visitar as instalações da Estação de Tratamento de Águas (ETA), visita monitorizada pela Eng. Carla Faustino, que explicou in loco todas as fases da ETA, desde a captação da água até à sua purificação. Seguiu-se a visita ao laboratório de Controlo de Qualidade, dinamizada pela Dra. Elsa Oliveira. Este laboratório realiza, diariamente, colheitas de amostras da água captada e distribuída ao concelho de Leiria,  que visa a salvaguarda da saúde humana. O laboratório efetua, também, análises inseridas num Plano de Controlo Operacional que compreende o controlo da água das captações, dos reservatórios, saída das ETA e controlo dos processos de tratamento.

Desta forma, os professores puderam enriquecer a sua experiência e complementar a informação recebida com os conhecimentos científicos.

O Departamento de Ciências Físicas e Natura

 

 

Ipswich

Aqui estamos nós a começar o nosso curso de férias em Ipswich, Inglaterra.

A chuva foi a nossa primeira anfitriã, mas ninguém se deixou abater pelo estado do tempo. Todos abraçaram esta oportunidade com entusiasmo começando logo a praticar o seu inglês com as famílias de acolhimento no dia da chegada. Aulas e atividades mais lúdicas vão preencher as próximas duas semanas.

 

Aeroporto de Stansted

 

"Suffolke College" - escola onde os alunos têm aulas

 

obra de arte em frente à universidade

 

alfândega portuária

 

 

Um jantar diferente

Muitas histórias começam com “Era uma vez...”. Cada uma das nossas histórias começou, também, algures no tempo, com um “Era uma vez...”, num dia qualquer assinalado e que se vai recordando. Nestas nossas histórias, por vezes, fugimos ao guião original, enriquecendo ou empobrecendo o seu enredo.

Esquecemo-nos frequentemente de como é importante (re)ler episódios, (re)inventar peripécias e (re)ler entrelinhas.

Foi este, parece-nos, o mote do convite que foi dirigido aos professores. Foi à luz desse desafio que cerca de vinte casais se juntaram (e jantaram!), no passado dia 8 de maio, num lugar improvável. Mais do que degustar paladares requintados, o desafio foi, cetamente, o de nos fazer repensar enquanto família.

Família perfeita? Claro que não! Apenas algumas vidas que foram entrelaçadas num “era uma vez”, olhares que se querem no mesmo sentido. Esperemos que se cumpra “E viveram felizes para sempre.”

Profª Paula Pinto

 

“Rota dos 20"

O Colégio, em parceria com o município de Ourém e as Eco-Escolas do concelho, achou por bem participar e colaborar no projeto “A rota dos 20 anos”, proposto pela ABAE com o propósito de comemorar os 20 anos de existência do Programa Eco-Escolas.

Desta forma, no dia 2 de junho, os alunos dos 2º e 4º ciclos do Clube Eco-Escola receberam, pelas mãos dos alunos do Centro de Estudos de Fátima, três testemunhos: o pergaminho que pretende que cada escola sugira medidas de promoção da mobilidade sustentável no nosso concelho, bem como ações de compromisso pela comunidade escolar; a Bandeira Verde, para assinalar a passagem pela escola; e, por último, o Livro Eco-Escola para que cada comunidade escolar possa dar a sua opinião sobre as metodologias e ações efetuadas na escola, no âmbito do Programa Eco-Escolas.

No dia 4 de junho, os testemunhos foram entregues, em mão, à Escola Secundária de Ourém, pelos alunos do Clube Eco-Escola.

 

 

O CERN no Colégio...

No passado dia 21 de maio fomos brindados com a presença do Dr. Pedro Abreu no nosso Colégio. O Dr. Pedro Abreu é professor de Física no Instituto Superior Técnico, em Lisboa e investigador no LIP (Laboratório de Instrumentação e Física de Partículas). O LIP com diversas instituições científicas como o CERN, a ESA, a NASA, entre outras. As duas palestras, para os alunos do 9º ano e dos 11º e 12º anos de Ciências e Tecnologias, foram bastante enriquecedoras e esclarecedoras na área da física de partículas, bem como acerca do trabalho desenvolvido no CERN.

Os alunos de 9º ano fizeram uma viagem pela história do Universo e os alunos dos 11º e 12º anos puderam, através do filme “Anjos e Demónios” distinguir a ficção científica da realidade no que diz respeito à matéria e antimatéria.

A hora disponibilizada para as palestras foi insuficiente para satisfazer a curiosidade dos alunos, mesmo para os que ficaram à conversa com o Dr Pedro Abreu depois do toque!

Foi uma aula diferente que nos transportou para o que de mais avançado se faz em ciência no século XXI.

O Departamento de Ciências Físicas e Naturais

 

 

Proibido mexer!

Já pensaram passar o intervalo do almoço sem mexer no telemóvel para poderem, por exemplo, estar a conversar com os amigos? Foi isso que fez um grupo de alunos que encontrámos à entrada do bar... Os telemóveis ao centro, ninguém lhes podia mexer... só era permitido conversar!

Aqui fica o texto que a Inês, depois disto ter acontecido, decidiu escrever:

Tu! Sim, tu…tu que estás aí ao fundo de cabeça baixa e fones nos ouvidos. Há horas que tento chamar-te, reclamar não mais do que um minuto da tua atenção. Confesso que não é fácil… exige de mim bastante concentração; tentar aproveitar eficazmente as pequenas pausas desses irrequietos polegares que teimam em não me deixar chegar perto de ti. Fiéis aliados desses olhos que se escondem. Fiéis súbditos de uma nova geração que, desde cedo, se esqueceu de lhes mostrar como é bela a vida cá fora.

Tu! Sim, tu… já tentaste olhar para lá desse pequeno ecrã, para lá desse muro que cresce dia após dia e te enclausura num mundo que é só teu? Procura bem, vai ao fundo; eu digo-te o que encontras, é o vazio. Todas essas pessoas… elas não passam de imagens; todo esse ruído… não passa de silêncio. Então desliga-te. Por uns minutos, por umas horas… desliga-te e permite que te conheçam, que conheçam esse sorriso que, tão nervosamente, escondes. Deixa que cheguem perto. Olha-os nos olhos. Continuas a sentir o vazio? Eu também não…

Inês Catarina, 12ºC

 
Pág. 1 de 10

Ligações

giae novo

Moodle

Papel Químico

Facebook

Oração da Manhã

Erasmus+

Escrita Criativa

inforMATH

Parcerias