Notícias15/16



Children Special Needs – Praga 2016

Um grupo de três professoras e a psicóloga do Colégio de São Miguel frequentaram, de 4 a 8 de julho, em Praga, República Checa, ao abrigo do Programa Erasmus +, um Curso de Formação Estruturado sobre Necessidades Educativas Especiais – Children Special Needs.

A participação nesta Formação Certificada de cariz Europeu permitiu a partilha e o trabalho colaborativo para a implementação de práticas pedagógicas mais eficazes e a interação com professores de diferentes nacionalidades (malteses, escoceses, italianos e croatas).

As crianças com necessidades educativas especiais precisam de condições de trabalho e avaliação diferenciadas. No nosso sistema educativo, o decreto-lei 3/2008 regula essas condições mas, apesar disso, há todo um "saber fazer" que poderá fazer a diferença na vida e no percurso escolar de uma criança com Dislexia, Disortografia, Espectro do Autismo, entre outras diferenças mais severas.

Porém, o grupo soube aproveitar para sentir e conhecer a cidade de Praga, uma das mais antigas e monumentais da Europa, refém de uma beleza incomparável, de um cheiro a sardinheira e tílias.

O Colégio de São Miguel incentiva os seus colaboradores à formação contínua, de forma a que as dinâmicas globais que hoje se vivem à escala europeia e mundial, sejam conhecidas e disseminadas, sempre na óptica de darmos o que temos de melhor e mais atual aos nossos alunos.

Os participantes

 

 

Limitless 4x4

Das 21 equipas de 14 nacionalidades diferentes, a Limitless conquistou o 4° lugar na Final Mundial 4x4 In Schools, em Coventry, Reino Unido. Conquistou, também, o prémio de "Best Track Performance", tendo sido nomeada para "Best Verbal Presentation" e "Research and Development".

Agradecemos o apoio de todos os nossos patrocinadores e de todos os que nos acompanharam ao longo desta jornada!

 

 

 

España con encanto

Foram 28 os alunos que partiram, no passado dia 29 de junho, à descoberta de alguns cantinhos das Astúrias, Cantábria e País Basco, três regiões de Espanha.

Após 9 horas de viagem e algumas paragens pelo meio, chegámos a Cangas de Onis, onde almoçámos, e depressa nos dirigimos a Covadonga… a paisagem surpreendeu e ninguém ficou indiferente à capela “inserida” na rocha e que foi o local de refúgio dos cristãos aquando da luta contra os muçulmanos, em 722. Atravessámos, de seguida, os Picos da Europa e deslumbrámo-nos com a vegetação, a limpidez das águas do rio e, claro, os enormes rochedos escarpados que perdíamos de vista. Passámos pela povoação pesqueira, San Vicente de la Barquera, e lanchámos em Comillas onde tivemos a oportunidade de conhecer o “Capricho de Gaudí”, um palacete bem ao estilo do arquiteto catalão.

Finalmente, a chegada ao hotel, bem simpático, em Santillana del Mar e o merecido descanso!

No dia 30, durante a manhã, percorremos a povoação de Santillana e parecia que eatávamos na época medieval… tivemos a oportunidade, ainda, de conhecer uma ermida muito bonita junto ao mar: Santa Justa.

A tarde foi para conhecermos Santander. Foram cerca de 4 horas, acompanhados por uma guia oficial da Cantábria, para visitarmos as praias, o palácio de férias do avô do atual Rei de Espanha, a catedral, a zona costeira e alguns animais marinhos: focas, leões marinhos e pinguins…

À noite também torcemos por Portugal!!!

No dia 1 de julho, partimos cedinho para Bilbao onde visitámos o museu Guggenheim… uma lição de arte, num edifício espetacular!

O regresso a casa fez-se com muita animação e já se ia pedindo uma data para a próxima viagem…

¡España nos encantó!

Prof. Rui Parreira

 

 

Celebração Mariana 2016

Maria, Mãe de Misericórdia foi o tema da Celebração Mariana que decorreu no passado dia 2 de junho. Alunos, professores e funcionários do Colégio de São Miguel caminharam até à Basílica da Santíssima Trindade com os seguintes objetivos: passar pela Porta Santa da Misericórdia da Basílica da Santíssima Trindade, que simboliza a entrada para o coração de Deus Pai que consola, perdoa e dá esperança; agradecer a Nossa Senhora, Mãe de Misericórdia, todas as graças que nos tem concedido e pedir-lhe que nos proteja, nos ampare, nos dê força, coragem e capacidade para acreditar que é possível superar grandes obstáculos.

Depois da celebração, todas as turmas, acompanhadas pelos seus diretores de turma, foram visitar os túmulos dos Beatos Francisco e Jacinta Marto na Basílica de Nossa Senhora do Rosário.

Que Nossa Senhora e os Pastorinhos de Fátima intercedam junto de Deus por todos nós!

 

 

Vencedoras do Concurso de escrita criativa - Rotary Club de Fátima 2016

Os alunos do Colégio de São Miguel, dos 7.º ao 12.º anos foram desafiados pelos professores de português a participar no concurso de escrita criativa - Rotary Club de Fátima 2016, subordinado ao tema “Minha pátria é língua portuguesa”. “Foi um tema bastante complicado, mas as ideias foram surgindo”, referiu uma aluna.

O júri do concurso, presidido pelo Dr. Francisco Moita Flores, anunciou a decisão final: os prémios referentes ao escalão A (7.º. 8.º e 9º anos) foram atribuídos a duas alunas do nosso colégio, o 1.º à aluna Marta de Oliveira Chaínho do 8.º ano e o 2.º à aluna Matilde Freitas Ribeiro Lima do 9º ano. Como diz o provérbio, “não há duas sem três”, o 1.º prémio do escalão B (10.º, 11.º e 12º anos) foi para a nossa aluna Inês Catarina Borges Gonçalves, finalista do 12.º ano.

Os vencedores foram contactados e convidados para uma cerimónia de entrega de prémios que decorreu no passado dia 17 de junho, no Hotel Fátima.

Parabéns, Marta, Matilde e Inês!

 

 

Concurso Uma aventura…literária 2016 premeia aluna do CSM

No âmbito do concurso Uma aventura…literária 2016, a aluna Rafaela dos Santos Martins do 6ºC, no passado dia 7 de junho, foi à feira do livro a Lisboa receber das mãos das escritoras Ana Maria Magalhães e Isabel Alçada o 3º prémio ex-aequo na modalidade de desenho.

Foi, na verdade, uma aventura extraordinária que começou nas aulas de oficina de português com a leitura de Uma aventura em Evoramonte, seguida da ilustração de um dos momentos significativos da história, mal sonhava a Rafaela que teria de aventurar-se até à capital para obter a merecida recompensa pelo trabalho realizado. É a prova de que vale a pena o esforço e a dedicação.

Parabéns, Rafaela!

 

 

2016/2017 - Manuais Escolares Adotados

Consultar a lista de manuais adotados. - Download

 
Pág. 1 de 10

Ligações

TIGRE

TIGRE

Moodle

Papel Químico

Facebook

Erasmus+

Escrita Criativa

inforMATH

Parcerias