Notícias16/17



CSMiguel na Estação Espacial Europeia

A professora de Física e Química Hélia Salvado participou no Workshop de Verão para professores, na Estação Espacial Europeia (ESA), de 11 a 14 de julho em Leiden, Holanda.

A ESA é uma organização internacional que reúne 22 estados membros. Através da coordenação dos recursos financeiros e intelectuais dos seus membros, pode levar a cabo um programa espacial europeu. Os projetos da ESA destinam-se a descobrir mais sobre a Terra, o seu ambiente espacial mais próximo, o sistema solar e o Universo, bem como desenvolver tecnologias e serviços com base nos satélites e promover as indústrias europeias.

Neste workshop participaram cinquenta professores de dezoito estados membros com o objetivo de aprenderem a utilizar o espaço em contexto de sala de aula.

Durante os quatro dias, todos os participantes puderam ouvir diferentes especialistas da ESA, realizar diferentes trabalhos práticos e visitar a ESTEC, em Noordwijk. A ESTEC é o Centro Europeu de Investigação e Tecnologia Espaciais onde se concebe a maioria dos veículos espaciais da ESA e se realizam as suas atividades de desenvolvimento tecnológico.

A participação em atividades desta envergadura dotou os professores participantes de uma outra visão sobre a realidade científica espacial e de uma sensibilidade mais desperta para a importância da inovação e conhecimento científicos. Os professores adquiriram competências que lhes permitirão captar o interesse dos alunos e despertar o seu entusiasmo por novas aprendizagens.

Foi uma experiência memorável! Obrigada ESA Education!

Hélia Salvado

 

 

Tomada de Posse do Novo Diretor

O novo diretor do Colégio de São Miguel, doutor Manuel Lourenço Coelho, tomou posse no passado dia 16 de junho e foi recebido, juntamente com o Sr. Bispo, D. António Marto, em ambiente de festa, por dezenas de alunos que quiseram desejar as melhores boas vindas.

Depois da apresentação ao novo diretor, daquilo que é a nossa escola, o diretor pedagógico referiu como essencial continuarmos a ser uma janela aberta para o futuro que procurará sempre o melhor para os nossos alunos.

O novo diretor agradeceu a confiança que o Sr. Bispo nele depositou e referiu-se de imediato à importância dos valores presentes no lema do nosso colégio – Amizade, Verdade e Exigência – e acrescentou que um projeto educativo como o nosso permite educar para verdadeira liberdade e solidez de forma a encarar o futuro de forma positiva.

O Sr. Bispo, D. António Marto, agradeceu toda a dedicação e competência do antigo diretor, padre Adelino Guarda, pelos 5 anos passados nesta instituição educativa e agradeceu a disponibilidade do atual diretor, desejando-lhe as maiores felicidades.

 

 

Dois dias como Deputados da Assembleia da República

 

Nos passados dias 8 e 9 de maio, partiu rumo à Assembleia da República um grupo de deputados que procurava deixar a sua marca dentro daquelas paredes icónicas. Após o grande desempenho na fase escolar, e impressionando todos na fase distrital (sendo o grupo de deputados que conquistaram mais votos), a deputada porta-voz Daniela Neves e o deputado Afonso Caldeira, ambos do 12ºA, estiveram à altura do desafio, criando discussões produtivíssimas e recebendo até ovações de pé.

Eu, na qualidade de jornalista, tive a sorte de poder acompanhar este grupo de alunos exemplares em toda a sua jornada, ainda tendo a oportunidade de entrevistar alguns deputados da Assembleia, nomeadamente o deputado do Bloco de Esquerda, Luís Monteiro. Também tive o privilégio de participar numa conferência de imprensa com o Presidente da Comissão de Educação e Ciência, o Professor Doutor Alexandre Quintanilha.

A organização do Parlamento dos Jovens providenciou todas as refeições e transportes, surpreendendo ainda os deputados, jornalistas e professores acompanhantes com um espetáculo do grupo de comediantes “Os Improváveis”.

No final desta etapa, proclamou-se, em única voz, um dos maiores patrimónios do nosso país, o Hino Nacional.

Parabéns a todos os que participaram desde o início neste projeto, em especial aos nossos alunos deputados.

João Garcia, 12ºG

 

 

 

2017/2018 - Manuais Escolares Adotados

manuais-escolares

Consultar a lista de manuais adotados. - Download

Nota Importante:

Novas adoções

5.º ano – Educação Tecnológica, Educação Visual e Inglês;


6.º ano – Todas as disciplinas, com exceção de Educação Moral e Religiosa Católicas, Educação Tecnológica, Educação Visual e Inglês;


12.º ano – Disciplinas de Física, Matemática A, Português e Química dos cursos científico-humanísticos.

 

NOTA: a lista foi atualizada devido a alterações nos preços dos cadernos de atividades.

NOTA Importante: o manual de Aplicações Informáticas do 12º Ano de Ciências e Tecnologias foi retirado da lista. (não será necessário para 2017/2018)

 

Olimpíadas Nacionais de Física

No passado dia 3 de junho, o aluno Tomás Cabral, da turma A do 11º ano, participou na Fase Nacional das Olimpíadas de Física, no Departamento de Física da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa. Participaram nesta fase – escalão B – 36 alunos de várias escolas, com a realização de uma prova teórica e outra experimental.

Durante as provas, a professora Hélia Salvado participou numa Oficina de Formação sobre "Eletromagnetismo" e "Indução eletromagnética". Depois do almoço, na cantina da Universidade de Lisboa, todos assistiram à Palestra "Quem brinca com o fogo queima-se", do Professor Carlos Câmara.

Foi um dia cheio de aprendizagens onde a competição foi saudável e todos ficaram a ganhar.

Parabéns a todos os participantes!

Profª. Hélia Salvado

 

 

Encontro com o Senhor Secretário de Estado

O senhor Secretário de Estado da Educação, Doutor João Costa, aceitou o convite do Colégio de São Miguel e veio passar a tarde desta segunda-feira, dia 22 de maio, na nossa escola.

Depois da receção e de uma breve visita aos espaços do Colégio, houve um encontro com todos os alunos dos cursos de planos próprios e os representantes dos restantes cursos com espaço para troca de perguntas e respostas.

A visita terminou com um encontro com todos os professores da escola onde o Senhor Secretário de Estado, entre outros assuntos, apresentou algumas das principais linhas de atuação do atual executivo e lançou, em termos educacionais, desafios para o futuro.

 

 

Desafios de Matemática 2017

A 17 de maio, o aluno Eduardo Santos, do 5.ºB, representou o Colégio de São Miguel na final do Concurso “Desafios de Matemática 2017”, que se realizou na Escola Superior de Educação e Ciências Sociais, em Leiria. De um total de 1525 alunos do 2.º ciclo, que participaram na fase eliminatória, 45 passaram à fase final.

Parabéns ao aluno Eduardo Santos pelo seu excelente desempenho e a todos os outros alunos do Colégio que participaram na fase eliminatória.

No dia 6 de junho serão divulgados os resultados da fase final. Até lá, continuem a aceitar os desafios e a mostrar que são capazes

 

 
Pág. 1 de 8

Ligações

TIGRE

TIGRE

Moodle

Papel Químico

Facebook

Erasmus+

Escrita Criativa

inforMATH

Parcerias