Notícias16/17



Agir, Confiar e Construir como Tu, Maria!

Este foi o mote que levou toda a comunidade do nosso Colégio até à Capelinha das Aparições, no passado dia 12 de dezembro.

Queremos agir e construir o Futuro… Confiamos na nossa Mãe do Céu, oferecemos-Lhe as nossas dúvidas, as nossas inseguranças e, ao mesmo tempo, pedimos-Lhe força e coragem para enfrentarmos os desafios que nos vão surgindo.

 

 

Macbeth

O grupo disciplinar de Inglês assistirá à peça Macbeth de William Shakespeare, no teatro D. Maria II, em Lisboa, na próxima sexta-feira.

Para quem queira inteirar-se melhor da complexidade do seu enredo, as professoras de inglês sugerem a leitura prévia da sua sinopse.

 

Projeto Criação

No âmbito do Projeto de Autonomia e Flexibilidade Curricular

No presente ano letivo, o Colégio de São Miguel decidiu integrar o Projeto de Autonomia e Flexibilidade Curricular com duas turmas do ensino básico: o 5ºA e o 7ºA.

Neste sentido, têm sido implementadas dinâmicas de inovação pedagógica que pretendem promover o trabalho cooperativo, de projeto e quebrar barreiras disciplinares, integrando as várias aprendizagens realizadas.

A turma A do 7º ano implementou, no decorrer do mês de novembro, o Projeto Criação.

Este projeto procurou integrar as contribuições de várias áreas científicas sobre a criação do universo e da vida com os ensinamentos da Igreja Católica.

O projeto foi desenvolvido nas aulas de Português, História, Ciências Naturais, Físico-Química, Educação Moral e Religiosa Católica e Tecnologias de Informação e Comunicação.

Além do portfólio digital e de sínteses descritivas, os vários grupos criaram "timelines" que deram origem a uma exposição.

Os alunos referiram que “foi bom trabalhar neste projeto porque percebemos que todas as disciplinas estão interligadas e aprendemos de uma forma mais objetiva”.

 

 

A magia está no ar...

Era uma vez, numa escola não muito distante, num lugar cheio de significado, três reis magos que se juntaram e seguiram não uma, mas mil estrelas. Mil estrelas cheias de desejos que, penduradas bem juntinhas em simples fios brancos, nos levam a todos a olhar o céu, tal qual crianças que seguem deslumbradas o movimento mágico do seu móbile e constroem os seus sonhos.

De coração cheio, estes três reis magos levam com eles mil mensagens solidárias até ao presépio, onde mora a Esperança, o Amor e a Alegria, e onde a magia pode acontecer!"

A Equipa Ser+,

Cristina Silva,

Paula Pinto,

Sara Neves

 

 

Ser+ Na Nossa Escola

Hoje celebrou-se o Dia do Voluntariado e, por isso, a equipa Ser+ lançou um desafio a duas turmas da nossa escola. Assim, a turma A do quinto ano, distribuiu panfletos para divulgar a importância do voluntariado no nosso mundo. A turma A do sétimo ano ajudou a limpar alguns espaços do colégio; até houve tempo para reconhecer algumas espécies como o azevinho, apanhar ervas daninhas e encontrar algumas minhocas!

Foram momentos de cidadania ativa a repetir!

Obrigada amigos voluntários!

A equipa Ser+

 

 

O Advento no Colégio – Campanha de recolha de alimentos

E SE FOSSES TU!

 

Começa o Advento, o tempo que antecede o Natal.

As próximas quatro semanas serão um tempo de preparação, de esperança e de alegria, onde aguardamos o nascimento de Jesus Cristo, que é Deus e se fez homem, por amor a cada um de nós!

Neste sentido de cuidar do próximo, durante o Advento, o Colégio de São Miguel irá promover uma campanha de recolha de alimentos que reverterá integralmente para a Cáritas Diocesana, a qual fará a distribuição pelas famílias que apoia.

A campanha decorrerá de 4 a 13 de dezembro.

A Cáritas e o Colégio agradecem a participação e colaboração de todos na doação dos alimentos e na dinamização das iniciativas necessárias para a sensibilização de todos para a entreajuda.

Não nos podemos esquecer: E SE FOSSES TU!

 

 

Sessões de Prevenção de Dependências

Decorreram no Colégio de S. Miguel, entre os dias 7 e 24 de novembro, sessões de prevenção de dependências, para os alunos do 7º ano.

Foram dinamizadas duas sessões em cada turma, conduzidas pela enfermeira Lénia Coelho da UCC – Cova da Iria –, onde foram abordadas as temáticas do tabagismo e alcoolismo.

Entre outros aspetos, a enfermeira destacou que o tabaco e o álcool são uma droga. As raparigas estão a aumentar o consumo de tabaco enquanto que os rapazes têm diminuído. A enfermeira destacou que o consumo de álcool em menores de idade é mais nocivo do que em adultos, dado que o fígado ainda não atingiu o seu pleno desenvolvimento.

Infelizmente, alguns adolescentes começam a fumar por volta dos 14 anos. Por outro lado, tem-se verificado que várias pessoas, na casa dos 50 anos, têm procurado deixar de fumar.

E ficou a mensagem: Aprende a dizer NÃO ao álcool e ao tabaco.

Inês Pissarro e Jéssica Neves 7º A

 
Pág. 1 de 12

Ligações

giae novo

Moodle

Papel Químico

Facebook

Oração da Manhã

Erasmus+

Escrita Criativa

inforMATH

Parcerias