Notícias16/17



Colégio de São Miguel na Turquia

Entre os dias 1 e 8 de outubro, nove alunos do curso de Ciências e Tecnologias e Línguas e Humanidades e duas professoras do Colégio de São Miguel viveram uma experiência única e inesquecível em Antálya com outros alunos e professores da Hungria, da Roménia e da Turquia, no âmbito do projeto KA2, Erasmus+, Intercultural Dedicated Education And Learning (IDEAL).

Durante uma semana, cerca de 50 alunos puderam conhecer diferentes locais históricos, participar em várias atividades desportivas, viajar de barco, assistir a um espetáculo de dança, conhecer a gastronomia e divertirem-se com a alegria característica dos jovens e entenderem a importância da tolerância, do respeito pela diferença e da solidariedade.

Este projeto proporcionou, uma vez mais, aos alunos do CSMiguel momentos únicos em que as diferenças fizeram a Diferença. Os alunos viveram experiências culturais que os enriqueceram e adquiriram competências sociais fundamentais para a sua formação enquanto cidadãos do séc. XXI.

Professoras Cláudia Santos e Hélia Salvado

 

Testemunhos dos nossos alunos:

"Os alunos turcos receberam-nos a todos de braços abertos e, por isso, foi fácil interagir e fazer amizades com eles (...) Poder ter contacto com pessoas de outras culturas permite-nos crescer enquanto indivíduos"

Márcia Reis

 

"Uma das coisas que mais me impressionou na Turquia foi a tolerância (...) Quando entrei na mesquita fiquei novamente triste. Não porque não gostasse, eu adorei, mas porque vi um ambiente muito mais acolhedor e bonito que o nosso"

Ana Catarina Pereira

 

"(...) a visita da escola turca. Este momento também foi dos mais importantes de toda a viagem (...) é difícil arranjar melhor do que o nosso Colégio."

Tomás Cabral

 

"Visitámos o Jardim da tolerância onde encontrámos uma mesquita, uma sinagoga e uma igreja. Foi uma surpresa para mim porque no mesmo espaço e num ambiente de tranquilidade e de paz apela-se à tolerância e ao respeito mútuo."

Mariana Abreu

 

"Vim de coração cheio, com uma alegria interior e com uma nova vivência espetacular. Adorei esta semana porque me enriqueceu principalmente pelas relações que estabeleci."

Débora Carreira

 

"(...) comemos Kebabs que são para mim o melhor da comida turca."

Tomás Andrade

 

"Visitámos a escola turca onde nos deparámos com uma realidade muito diferente da nossa ao nível de condições de ensino. Algo me chamou à atenção: o imenso "amor" que os alunos turcos têm com o seu diretor."

Tiago Daniel

 

"Experimentei um pouco de tudo e é bom provar novos sabores, apesar de, às vezes, não gostarmos. (...) Os alunos turcos surpreenderam-me por falarem tão à vontade dos seus princípios, religião e cultura."

Inês Pereira

 

 

Dia de São Miguel

O dia 29 de setembro é sinónimo de “festa” para toda a comunidade educativa do Colégio de São Miguel: celebramos o dia do nosso padroeiro, o arcanjo São Miguel.

O Sr. Bispo de Leiria-Fátima, D. António Marto, como tem sido habitual, honrou-nos com a sua presença e à sua espera estavam todos os alunos, professores e funcionários que o acolheram calorosamente com um cordão humano e uma enorme salva de palmas.

As breves palavras de acolhimento do nosso diretor, Dr. Manuel Lourenço, foram de agradecimento pela presença do Sr. Bispo, de gratidão pela dedicação dos três funcionários que deixaram o nosso Colégio no final do ano letivo passado (Sr. Faro, Dª Lídia e Srº Zé) e de consternação pela partida trágica da nossa antiga aluna Luísa Nunes.

Seguiu-se uma singela homenagem ao Bispo fundador da nossa escola, D. João Pereira Venâncio, e a celebração da eucaristia, presidida pelo Sr. Bispo que desafiou todos os presentes no pavilhão gimnodesportivo a “combaterem o bom combate”, ao longo deste ano letivo, contra tudo aquilo que nos desvia dos nossos deveres.

No encontro com todos os professores, o Sr. Bispo apresentou as linhas gerais da sua carta pastoral “A alegria de ser Igreja em Missão”, em ano de restauração da nossa Diocese (1918-2018), e destacou, como verbos essenciais “sair, escutar e festejar”.

Após o almoço, “invadimos” as ruas de Fátima para saudarmos toda a população! Uns de bicicleta e outros a caminhar chegámos à praça Padre Luís Kondor onde se encontrava uma mostra de alguns dos trabalhos dos alunos de Artes e um palco onde o professor Abílio Martins pôs tudo a mexer com a sua aula de Zumba.

O regresso à escola fez-se de uma forma tranquila e com o sentimento habitual: para o ano queremos mais!!!

 

 

Dia das Bandeiras Verdes

No passado dia 27 de setembro, o colégio de S. Miguel recebeu, mais uma vez com grande alegria e satisfação, o galardão do Programa Eco-Escolas, a Bandeira Verde 2016/2017, atribuído pela Organização Associação da Bandeira Azul da Europa (ABAE) que, desta forma, reconhece que a nossa escola incentiva e implementa ações e metodologias no âmbito da educação ambiental.

O dia das Bandeiras Verdes decorreu no Parque desportivo municipal de Mafra, onde as eco-escolas do país puderam observar e experimentar boas práticas de educação ambiental e assistir à cerimónia de entrega do galardão às eco-escolas.

Foi um dia diferente e especial para pessoas que continuam a acreditar e a agir em prol do meio ambiente.

Prof.ª Patrícia Rosário

 

Regresso à Escola!

Neste início de ano letivo, como habitualmente, recebemos, em primeiro lugar, todos os alunos do 5º ano, no dia 12 de setembro. Explorar uma escola nova, maior do que aquelas de onde vieram, foi o desafio!

No dia seguinte, 13 de setembro, já todos os alunos estavam na sua escola e, após algum tempo para matar as saudades, dirigiram-se ao Pavilhão onde foram recebidos com as palavras iniciais de acolhimento do Sr. Diretor e com uma oração dinamizada pelo Sr. Pe. Varela.

Depois, seguiu-se um momento lúdico que, partindo do lema deste ano, “Age, confia e constrói o futuro”, pretendeu ser um momento de motivação para todos os elementos desta comunidade educativa. Os aviões de papel foram o mote para a necessidade de cada um voar mais alto e de nunca desistir dos seus sonhos!

Após um pequeno intervalo, todos regressaram ao pavilhão para a sessão relativa aos quadros de mérito e valor onde se valorizou o trabalho e as boas atitudes que os alunos demonstraram ao longo do ano letivo passado!

O desafio foi lançado, a “viagem” já começou…

 

 

Parabéns aos nossos finalistas de 2016-2017!

No passado domingo, os nossos finalistas que concorreram ao ensino superior ficaram a saber onde tinham sido colocados para poderem continuar a lutar pela concretização dos seus sonhos de formação pessoal, académica e profissional. E ficámos felizes pelas notícias que nos chegaram: Concorreram ao ensino superior público 136 alunos. 133 ficaram colocados, 60% dos quais na 1ª opção!

Desejamos-lhes as maiores felicidades e êxitos nos caminhos que vão trilhar e festejamos o excelente trabalho efetuado por todos aqueles que intervieram na sua formação!

 

 

Novo Ano Letivo

 

Inicia-se mais um ano letivo e o Colégio de São Miguel já prepara a chegada dos seus alunos!

O lema deste ano, “Age, confia e constrói o Futuro”, propõe-nos que sejamos dinâmicos e, com a ajuda dos que nos rodeiam, que construamos o nosso Futuro! Sem dúvida, desafiante!

Também não podemos deixar de agradecer àqueles que durante mais de trinta anos se dedicaram, no nosso Colégio, à causa da Educação e que agora nos vão deixar: ao Sr. Francisco Faro, à D. Lídia Faro e ao Sr. José Lopes o nosso muito obrigado pela entrega a esta que foi a sua segunda casa!

Esperamos, no dia 8 (cursos de planos próprios) e no dia 13 de setembro (restantes anos / cursos) aqueles que são a razão da nossa existência: os nossos alunos!

Desejamos um resto de boas férias e muita força de vontade para mais um arranque de ano letivo.

 

 

 

Teatro de rua

No dia 18 de maio, à hora do almoço, o Clube Europeu, encenou uma peça de teatro sobre a temática dos refugiados e o seu acolhimento na Europa. Esta pequena peça foi realizada a partir de um testemunho de um cidadão sírio. Esta encenação foi musicada pelo professor Felix e contou com a participação de alguns alunos do décimo segundo ano.

 

img2 img3

img4 img5

 
Pág. 1 de 9

Ligações

TIGRE

Moodle

Papel Químico

Facebook

Oração da Manhã

Erasmus+

Escrita Criativa

inforMATH

Parcerias