Notícias16/17



Colégio de São Miguel na Hungria

Entre os dias 1 e 8 de abril de 2017, nove alunos de Ciências e Tecnologias e Línguas e Humanidades e duas professoras do Colégio de São Miguel viveram uma experiência única e inesquecível em Budapeste com outros alunos e professores da Hungria, da Roménia e da Turquia, no âmbito do projeto Erasmus+.
Durante uma semana, cerca de 40 alunos puderam conhecer diferentes locais históricos, participar em várias atividades desportivas, viajar de barco, conhecer a gastronomia e divertirem-se com a alegria característica dos jovens e entenderem a importância da partilha, da união entre os povos, da solidariedade e do respeito mútuo.
Este projeto proporcionou, uma vez mais, aos alunos do CSMiguel momentos únicos em que as diferenças fizeram a diferença. Os alunos viveram experiências culturais que os enriqueceram e adquiriram competências sociais fundamentais para a sua formação enquanto cidadãos do séc. XXI.
O projeto – Intercultural Dedicated Education And Learning (IDEAL) –, com a duração de dois anos, terá outro momento alto em julho de 2017 com a presença de 19 professores húngaros, turcos e romenos no CSMiguel que terão oportunidade de conhecer a nossa escola e um pouco do nosso país.

Professoras Cláudia Santos e Hélia Salvado

 

Testemunhos dos nossos alunos:

“Erasmus+ é diversidade” (…) Era tudo novo: a gastronomia era nova; o ambiente era novo; as pessoas eram novas; a cultura era nova, e no fim, quem seria também novo era eu. (…) saio do solo húngaro renovado e muito diferente. (…) A visita à escola foi uma das experiências mais marcantes deste projeto e não tenho a menos dúvida que me transformou (…) as salas de aula, pobres em decoração, pobres em recursos e despidas de qualquer conforto (…) muito aquém das nossas instalações (…) esta simplicidade chocou-se e fez-me mudar de ideias. Por momentos, senti-me ingrato com a escola que frequento, por não saber agradecer aquilo que tenho (…).”

Vítor Silva, 11ºC

 

“Erasmus+ é novas amizades” (…) Por fim fomos para o jantar de despedida, com todos os países, onde estabelecemos melhores relações interpessoais. Este jantar foi o melhor de toda a semana, divertimo-nos, dançámos, conversamos e experienciámos a melhor noite da nossa vida. Quando chegou a altura de dizer adeus foi muito complicado, estávamos todos muito tristes e ninguém queria ir embora.”

Inês Almeida, 11ºA

 

“Erasmus+ é multiculturalismo. (…) fomos à Sinagoga e a um bairro Judeu em Peste. Ficámos a conhecer sobre algumas casas da II Grande Guerra e das injustiças que sofreram. Foi uma tarde inesquecível que nos permitiu estar um pouco mais a par da história do mundo. (…) Esta semana foi uma das melhores experiências que vivi e vai ficar para sempre no meu coração”.

Inês de Castro, 11ºA

 

“Erasmus+ é revolução. (…) Aprendi imenso nesta viagem, nunca pensei conhecer pessoas como as que conheci. Adorei tudo! Mudou por completo a minha forma de ver as pessoas e as relações entre elas.”

Beatriz Cruz, 11ºB

 

“Erasmus+ é tolerância. (…) À tarde, uma bela viagem pelo Danúbio. Cabelos ao vento e belas paisagens tornaram o fim de tarde num dos melhores momentos da viagem. Terminámos o dia com uma ida a um mercado típico, finalmente com comida típica, o Goulash!”

Beatriz Vidigueira, 11ºC

 

“Erasmus+ é partilha. (…) Partimos assim de coração cheio, revigorados por tudo aquilo que vivemos (…)”.

Ana Rita Teixeira, 11ºB

 

“Erasmus+ é união. (…) Foi com muita tristeza, mas com uma felicidade estonteante que deixei Budapeste, pelas coisas que aprendi, mas acima de tudo pelas pessoas que conheci, sinto-me diferente (…) Estarei eternamente grata ao Colégio por me ter dado a oportunidade de uma vida”.

Francisca Simões, 11ºC

 

“Erasmus+ é interação. (…) Desde que soube que iria ter a oportunidade de viajar e conhecer um país que não o meu, senti-me ansioso e aventureiro. (…) Visitámos o Parlamento, no qual nos deslumbrámos com a beleza arquitetónica e ornamental.”

Paulo Cravo, 11ºC

 

“Erasmus+ é crescimento. (…) Já a noite se exaltava, quando fomos passear por Budapeste e constatámos a beleza única da capital húngara à luz amarela dos candeeiros. O que descreve esta beleza? WOW! Não há palavras para a descrever. Budapeste de dia é linda, mas à noite o impacto é especial.”

Rúben Silva, 11ºB

 

 

Visita ao Campus Tec. Nuclear e ao IST

No passado dia 27 de março, realizou-se uma visita de estudo no âmbito das disciplinas de Física, Química e Biologia para as turmas A, B e C do 12º ano do curso de Ciências e Tecnologias. Nesta visita de estudo foi-nos permitido visitar, na parte da manhã, o Campus Tecnológico e Nuclear do Instituto Superior Técnico, onde tivemos contacto com os investigadores e seus laboratórios. Estava programada a visita ao reator nuclear, único em Portugal situado neste mesmo campus, mas infelizmente encontra-se em manutenção. No entanto visitámos o laboratório de investigação de radio-esterilização, o laboratório de aceleradores de partículas e laboratório de datação, de igual interesse para alunos e professores.

Embora sem muito tempo, não prescindimos de parar no parque das nações para almoçar.

De tarde, prosseguimos para Alameda, onde se situa outro Campus do Instituto Superior Técnico, sendo este direcionado para a lecionação das aulas. Aqui, tivemos contato com alunos de diferentes áreas que nos esclareceram tópicos relativos ao ensino superior e à vida universitária. Tivemos ainda tempo para visitar os equipados laboratórios, onde assistimos a aulas a decorrer. Durante esta visita, os professores tiveram a felicidade de se cruzar com antigos alunos e trocar impressões.

Foi um dia cheio de ciência e de emoções!

Inês Mendes e Tiago Amaral 12B

 

Dias FUNtásticos

Após um longo período de espera chegou à nossa escola o momento que há tanto tempo esperávamos: os Dias FUNtásticos. Foi no passado dia 31 de março que chegámos ao nosso colégio: eramos 116 alunos do 9º ano, sendo 25 de outras escolas. Viemos todos com muita vontade de nos divertirmos e de arranjarmos novos amigos, vivendo de forma diferente a nossa escola.

Depois de uma breve sessão de acolhimento, restava apenas a dúvida do que a Blue Edition dos Dias FUNtásticos nos traria. Foi com grande entusiasmo que aceitámos esse mesmo desafio. Por equipas, desenvolvemos um projeto que, caso fosse o vencedor, daria ao bar uma nova imagem com o intuito de renovar o mesmo e de proporcionar um ambiente mais agradável e descontraído.

Como não podia deixar de ser, e para além de todas as atividades e desafios propostos nessa noite, tivemos um forte momento de oração preparado por seis alunas do nosso colégio, na qual pudemos refletir sobre o conceito de “aproveitar a vida”.

No final, podemos afirmar que conseguimos criar novas amizades e fortalecer antigas; desenvolvemos o trabalho de equipa, aceitámos as derrotas, sentimo-nos felizes pelas vitórias dos outros e conseguimos trazer ao de cima as qualidades de todos nós.

No geral, acabámos todos por entender, de uma forma ou de outra, o verdadeiro significado de aproveitar a vida.

Ângela 9ºA; Juliana e Sara, 9ºE

 

 

Minas do Lousal

 

No passado dia 17 de março de 2017, os alunos do 11ºA, B e C dos cursos científico-humanísticos de Ciências e Tecnologias e Línguas e Humanidades, rumaram até ao Alentejo, mais concretamente às minas do Lousal, em Grândola.

Após uma longa viagem, fomos recebidos por guias especializados nas diferentes áreas do saber: geografia, biologia e geologia e físico-química.

Iniciámos o percurso com uma contextualização histórica do local e com a caracterização do minério extraído (pirite).

A parte mais emocionante foi a entrada na mina: sentir o cheiro da terra, perceber as condições de trabalho dos mineiros e o perigo eminente.

O Centro de Ciência Viva do Lousal, visitado posteriormente, ofereceu-nos atividades didáticas relacionadas com as ciências abordadas da parte da manhã.

Os alunos participantes

 

Novas aprendizagens...

No dia 27 de março, no âmbito das comemorações da Global Money Week, o Colégio recebeu, com muito agrado, a Dra.Magali Costa e Dra.Cátia Crespo, ambas do departamento de Economia da Escola Superior de Tecnologia e Gestão de Leiria.

Foi uma tarde de novas aprendizagens para os alunos do Curso de Contabilidade e Gestão do 10º e 11ºano.

A tarde foi dividida em dois momentos: primeiro tiveram oportunidade de ouvir falar sobre questões financeiras e de aprender formas de poupança com alguns exercícios práticos aplicados ao dia a dia; na parte final da sessão, ouviram com muito interesse a professora Cátia apresentar o tema do Marketing Internacional.

Foram muitos os exemplos apresentados o que entusiasmou os alunos.

 

 

Rezar a Deus com Amor

No dia 27 de março chegámos à sala de aula e com surpresa vimos que lá estava o Senhor Diretor Pe Adelino Guarda.

O que estaria a fazer? A resposta veio de imediato...iria fazer connosco a Oração da Manhã.

Durante 5 minutos mostrou-nos como rezar a Deus, que devemos AMAR acima de todas as coisas, e como essa oração se deve manifestar no AMOR aos outros.

A proposta: em primeiro lugar devemos agradecer e depois pedir por alguém ou uma situação.

Rezar não é só falar, é também olhar, apontar para o céu, para a boca e para o coração.

Ao acreditarmos em Deus somos mais felizes e devemos lembrar-nos daqueles que mais precisam.

Assim foi até ao dia 31. Todos os dias revimos o que antes nos foi ensinado.

Para além disso, o Sr. Diretor deixou-nos a ideia principal bem clara: devemos ser amáveis para com os outros, orar sem nos cansarmos e lembrar que jamais seremos órfãos, pois temos uma Mãe e um Pai no céu.

Ao longo da semana ensinou-nos e rezámos tudo isto...não é bom?

Maria Neves e Beatriz Pedroso

5ºA

 

Expressões

 

No âmbito das comemorações do Centenário das Aparições de Nossa Senhora de Fátima, irá decorrer, na Galeria do Posto de Turismo de Leiria, durante o mês de abril de 2017, uma exposição de desenho, pintura e escultura de alunos e antigos alunos do Curso Científico-Tecnológico de Design, Cerâmica e Escultura do Colégio.

Sob o título “Expressões”, a exposição será composta por obras de desenho, pintura e escultura que invocam, em simultâneo, o modo de expressão dos artistas e a sua forma de expressar a Fé.

A inauguração da exposição terá lugar no próximo dia 3 de abril, segunda feira, às 16 horas, na Galeria do Posto de Turismo de Leiria.

 

 
Pág. 1 de 6

Ligações

TIGRE

TIGRE

Moodle

Papel Químico

Facebook

Erasmus+

Escrita Criativa

inforMATH

Parcerias