Notícias16/17



Projeto ERASMUS+ no nosso Colégio

 

"A Sustainable Future: From the Ideal City to the Sustainable City" assim se chama o projeto Erasmus+ que está a ser desenvolvido na nossa escola, ao longo deste ano letivo e do próximo, e que envolve os nossos alunos do oitavo ano de escolaridade, com parceiros da Itália, Alemanha, França, Espanha, Eslovénia e Turquia.

Para além de várias reuniões transnacionais de orientação e avaliação do desenvolvimento deste projeto, há ainda duas mobilidades, ou intercâmbios, de alunos das várias escolas.

Foi neste contexto que se realizou, na semana de 5 a 11 de março, o primeiro intercâmbio previsto. Trinta e um alunos e treze professores vieram até Fátima, para conhecer o nosso Colégio e a nossa dinâmica educativa. Os alunos estrangeiros ficaram alojados em casa dos nossos alunos e tiveram oportunidade de conhecer, vivendo-o, o dia-a-dia das famílias portuguesas.

A semana foi preenchida com muitas atividades, umas para professores e outras para alunos, e incluiu ainda visitas culturais a Fátima, Ourém e Lisboa. Realizaram-se atividades de jobshadowing para os professores e, com os alunos visitantes, um peddy-paper com muitos jogos e algumas surpresas, aulas de culinária com a preparação de pratos típicos portugueses, atividades desportivas na piscina, aulas de português, uma MasterClass de Hip-Hop, entre outras. No fim de cada dia era visível a satisfação de todos e, durante a semana, a aproximação entre os nossos alunos e os alunos visitantes foi crescendo. Também se notava a alegria e a satisfação dos professores que recebemos, que elogiaram o nosso colégio e o trabalho que desenvolvemos diariamente.

Na hora da partida, ficam as boas experiências, muitas partilhas e amizades que, por certo, vão perdurar. Alguns alunos confidenciaram, mais tarde, aos seus professores e já a caminho de casa, que esta tinha sido a melhor semana das suas vidas. 

Acreditamos que esta semana foi de facto enriquecedora e gratificante para todos e proporcionou aprendizagens muito significativas tanto em termos académicos como a nível pessoal.

No próximo mês de maio, realizar-se-á a segunda reunião transnacional deste projeto na Eslovénia e, no início do próximo ano letivo, alguns dos nossos alunos que estão agora no oitavo ano terão a oportunidade de conhecer o Istituto Comprensivo P. Soprani, a escola coordenadora deste projeto, que fica em Castelfidardo na Itália.

 

Distritais do Parlamento dos Jovens

Sendo já tradição, uma vez mais, o Colégio de São Miguel aderiu ao Programa Parlamento dos Jovens, que este ano se desenvolve em torno do tema da Constituição da República Portuguesa.

No âmbito desta iniciativa, no passado dia 8 de março, os alunos João Carlos Moura do 9ºA e João Luís Garcia do 12ºG, candidatos à presidência da mesa da sessão distrital nos seus respetivos ciclos de ensino, deslocaram-se ao IPDJ de Santarém acompanhados das coordenadoras do programa, para participarem nestas eleições.

De entre uma dezena de candidatos provenientes de diversas escolas do distrito, estes nossos alunos destacaram-se muito positivamente, tendo conseguido os lugares de Presidente e de Secretário, respetivamente.

Assim, nos próximos dias 20 de março (para o ensino básico) e 21 de março (para o ensino secundário), o Colégio de São Miguel será honrosamente representado por estes dois alunos que terão um papel determinante na condução dos trabalhos das sessões distritais. Estas realizar-se-ão na cidade do Cartaxo, onde os deputados eleitos pelos respetivos ciclos da nossa escola (Ângela Silva - 9ºA, João Abreu - 9ºA, Mariana Costa - 9ºD e Sofia Gonçalves - 9ºD, no ensino básico) e (Afonso Caldeira – 12º A, Daniela Neves – 12º A, Vítor Silva – 11ºC e Catarina Maia – 12ºA, no ensino secundário) irão dar o seu melhor e procurar chegar às sessões nacionais, na Assembleia da República.

Sabemos da qualidade dos nossos alunos! Desde já, estão todos de parabéns!

 

Visita a São João da Madeira

No passado dia 22 de janeiro, os alunos dos 10° e 11° anos que frequentam o curso de Contabilidade e Gestão fizeram uma visita de estudo a São João da Madeira.

Os alunos foram acolhidos no centro de Turismo Industrial e, posteriormente, foram divididos em 3 grupos para que pudessem fazer uma visita a 2 empresas. Na empresa Helsar, os alunos tiveram oportunidade de ver todo o processo de produção de sapatos de mulher, desde o momento em que são planeados e desenhados até estarem completamente finalizados. Na empresa Helio Textil, puderam observar como se fabricam estampas, etiquetas, símbolos e pulseiras de tecido.

Desta forma os alunos conseguem ver aplicado, em casos reais, muito do que aprendem nas salas de aula.

Foi uma visita muito gratificante para todos!!

Ana Marta Carvalho, 10ªE

 

 

Erasmus+: Inclusão sem fronteiras

No âmbito do Programa Erasmus +, e na sequência da candidatura do Colégio de São Miguel como escola de acolhimento, temos connosco, desde o dia 5 de janeiro, o professor austríaco, Felix Schöttel. Com formação específica na área das Necessidades Educativas Especiais, o professor desenvolve um trabalho colaborativo com vários docentes no sentido de proporcionar a diferentes turmas e grupos de alunos, de várias faixas etárias, experiências de aprendizagem marcadas pela inovação e diferenciação pedagógicas.

Até ao momento, o professor Felix Schöttel tem participado, de uma forma bastante interventiva, em algumas aulas da disciplina de Técnicas de Expressão e Comunicação, do Curso Científico-Tecnológico de Ação Social, e nas aulas de Atividade Física Adaptada e Desenvolvimento do Jogo nas Diferentes Fases da Vida, do Curso Científico-Tecnológico de Atividade Física e Desporto Adaptados. Nestas sessões, tem promovido dinâmicas de exploração da comunicação verbal e não-verbal / linguagem corporal, integrado atividades de estimulação psicomotora e partilhado tradições austríacas.

Para além da sua participação nestas aulas, o professor Felix tem-se empenhado na dinamização de atividades nas sessões de apoio pedagógico personalizado, para alunos com dificuldades específicas, e em algumas disciplinas funcionais (Inglês, Matemática e Oficina de Expressão Plástica), para alunos que beneficiam de um Currículo Específico Individual.

A sua disponibilidade tem-lhe permitido colaborar em várias outras atividades que fazem parte da vida comunitária do nosso Colégio – clubes, visitas de estudo e muitos momentos de convivência e lazer, experiências que, do ponto de vista linguístico, cultural e humano, nos desafiam diariamente e nos levam a saber mais e a querer fazer melhor.

Núcleo de Apoio Educativo Especializado

 

 

Guia Geral de Exames 2017

exames2017

Exames Finais Nacionais do Ensino Secundário e Acesso ao Ensino Superior

 

 - Consultar o Site da DGES

 

Dias Funtásticos - Blue Edition

Os Dias Funtásticos acontecerão, mais uma vez, nos dias 31 de março e 1 de abril e, como sempre, serão vividos com muitas e divertidas emoções.

Traz um amigo e vem partilhá-las connosco!

Faz o download do folheto informativo e inscreve-te junto do teu diretor de turma, na receção do colégio ou através do e-mail Este endereço de e-mail está protegido de spam bots, pelo que necessita do Javascript ativado para o visualizar .

Inscrições até ao dia 15 de março.

 

Apadrinhar rima com ESCUTAR

Os alunos do 11º Ano do Colégio de S. Miguel comprometem-se a acompanhar os seus pares, do 5º ano, sendo seus "padrinhos" e "madrinhas", numa etapa que é tão significativa para ambos. Para os alunos do 11º ano, a conclusão do Secundário paira no horizonte e, para os do 5º ano, a chegada a uma nova escola e ciclo de estudos impõe novas metas e muitos desafios.

Assim, honrando um desejo do nosso Diretor, Pe Adelino Guarda, pelo terceiro ano consecutivo formalizamos este encontro que não pretende ser folclórico ou populista, mas antes o estabelecimento de laços humanos de uma escuta ativa entre pequenos e “graúdos”, para um caminho que faça todo o sentido.

 
Pág. 1 de 5

Ligações

TIGRE

TIGRE

Moodle

Papel Químico

Facebook

Erasmus+

Escrita Criativa

inforMATH

Parcerias