Grupo de Comunicação do Colégio de São Miguel

Sábado
25 de Novembro de 2017

Notícias16/17



Minas do Lousal

 

No passado dia 17 de março de 2017, os alunos do 11ºA, B e C dos cursos científico-humanísticos de Ciências e Tecnologias e Línguas e Humanidades, rumaram até ao Alentejo, mais concretamente às minas do Lousal, em Grândola.

Após uma longa viagem, fomos recebidos por guias especializados nas diferentes áreas do saber: geografia, biologia e geologia e físico-química.

Iniciámos o percurso com uma contextualização histórica do local e com a caracterização do minério extraído (pirite).

A parte mais emocionante foi a entrada na mina: sentir o cheiro da terra, perceber as condições de trabalho dos mineiros e o perigo eminente.

O Centro de Ciência Viva do Lousal, visitado posteriormente, ofereceu-nos atividades didáticas relacionadas com as ciências abordadas da parte da manhã.

Os alunos participantes

 

Novas aprendizagens...

No dia 27 de março, no âmbito das comemorações da Global Money Week, o Colégio recebeu, com muito agrado, a Dra.Magali Costa e Dra.Cátia Crespo, ambas do departamento de Economia da Escola Superior de Tecnologia e Gestão de Leiria.

Foi uma tarde de novas aprendizagens para os alunos do Curso de Contabilidade e Gestão do 10º e 11ºano.

A tarde foi dividida em dois momentos: primeiro tiveram oportunidade de ouvir falar sobre questões financeiras e de aprender formas de poupança com alguns exercícios práticos aplicados ao dia a dia; na parte final da sessão, ouviram com muito interesse a professora Cátia apresentar o tema do Marketing Internacional.

Foram muitos os exemplos apresentados o que entusiasmou os alunos.

 

 

Rezar a Deus com Amor

No dia 27 de março chegámos à sala de aula e com surpresa vimos que lá estava o Senhor Diretor Pe Adelino Guarda.

O que estaria a fazer? A resposta veio de imediato...iria fazer connosco a Oração da Manhã.

Durante 5 minutos mostrou-nos como rezar a Deus, que devemos AMAR acima de todas as coisas, e como essa oração se deve manifestar no AMOR aos outros.

A proposta: em primeiro lugar devemos agradecer e depois pedir por alguém ou uma situação.

Rezar não é só falar, é também olhar, apontar para o céu, para a boca e para o coração.

Ao acreditarmos em Deus somos mais felizes e devemos lembrar-nos daqueles que mais precisam.

Assim foi até ao dia 31. Todos os dias revimos o que antes nos foi ensinado.

Para além disso, o Sr. Diretor deixou-nos a ideia principal bem clara: devemos ser amáveis para com os outros, orar sem nos cansarmos e lembrar que jamais seremos órfãos, pois temos uma Mãe e um Pai no céu.

Ao longo da semana ensinou-nos e rezámos tudo isto...não é bom?

Maria Neves e Beatriz Pedroso

5ºA

 

Expressões

 

No âmbito das comemorações do Centenário das Aparições de Nossa Senhora de Fátima, irá decorrer, na Galeria do Posto de Turismo de Leiria, durante o mês de abril de 2017, uma exposição de desenho, pintura e escultura de alunos e antigos alunos do Curso Científico-Tecnológico de Design, Cerâmica e Escultura do Colégio.

Sob o título “Expressões”, a exposição será composta por obras de desenho, pintura e escultura que invocam, em simultâneo, o modo de expressão dos artistas e a sua forma de expressar a Fé.

A inauguração da exposição terá lugar no próximo dia 3 de abril, segunda feira, às 16 horas, na Galeria do Posto de Turismo de Leiria.

 

 

11 Horas de Gestão do ISCTE

No passado dia 24 de março, os alunos: Cátia Gordo, Laura Santos, João Reis, Miguel Vieira e Tomé Nunes do 11.º E do Curso de Contabilidade e Gestão, participaram na 11.º edição das 11 Horas de Gestão do ISCTE Business School, em Lisboa.

A atividade decorreu durante todo o dia nas instalações do ISCTE e consistiu na criação de um projeto empreeendedor, onde os alunos colocaram em prática competências como a comunicação, a liderança, a tomada de decisão, a gestão do stress, a gestão do tempo, a gestão de conflitos, a gestão da informação e sobretudo o trabalho em equipa.

 

 

Projeto ERASMUS+ no nosso Colégio

 

"A Sustainable Future: From the Ideal City to the Sustainable City" assim se chama o projeto Erasmus+ que está a ser desenvolvido na nossa escola, ao longo deste ano letivo e do próximo, e que envolve os nossos alunos do oitavo ano de escolaridade, com parceiros da Itália, Alemanha, França, Espanha, Eslovénia e Turquia.

Para além de várias reuniões transnacionais de orientação e avaliação do desenvolvimento deste projeto, há ainda duas mobilidades, ou intercâmbios, de alunos das várias escolas.

Foi neste contexto que se realizou, na semana de 5 a 11 de março, o primeiro intercâmbio previsto. Trinta e um alunos e treze professores vieram até Fátima, para conhecer o nosso Colégio e a nossa dinâmica educativa. Os alunos estrangeiros ficaram alojados em casa dos nossos alunos e tiveram oportunidade de conhecer, vivendo-o, o dia-a-dia das famílias portuguesas.

A semana foi preenchida com muitas atividades, umas para professores e outras para alunos, e incluiu ainda visitas culturais a Fátima, Ourém e Lisboa. Realizaram-se atividades de jobshadowing para os professores e, com os alunos visitantes, um peddy-paper com muitos jogos e algumas surpresas, aulas de culinária com a preparação de pratos típicos portugueses, atividades desportivas na piscina, aulas de português, uma MasterClass de Hip-Hop, entre outras. No fim de cada dia era visível a satisfação de todos e, durante a semana, a aproximação entre os nossos alunos e os alunos visitantes foi crescendo. Também se notava a alegria e a satisfação dos professores que recebemos, que elogiaram o nosso colégio e o trabalho que desenvolvemos diariamente.

Na hora da partida, ficam as boas experiências, muitas partilhas e amizades que, por certo, vão perdurar. Alguns alunos confidenciaram, mais tarde, aos seus professores e já a caminho de casa, que esta tinha sido a melhor semana das suas vidas. 

Acreditamos que esta semana foi de facto enriquecedora e gratificante para todos e proporcionou aprendizagens muito significativas tanto em termos académicos como a nível pessoal.

No próximo mês de maio, realizar-se-á a segunda reunião transnacional deste projeto na Eslovénia e, no início do próximo ano letivo, alguns dos nossos alunos que estão agora no oitavo ano terão a oportunidade de conhecer o Istituto Comprensivo P. Soprani, a escola coordenadora deste projeto, que fica em Castelfidardo na Itália.

 

Distritais do Parlamento dos Jovens

Sendo já tradição, uma vez mais, o Colégio de São Miguel aderiu ao Programa Parlamento dos Jovens, que este ano se desenvolve em torno do tema da Constituição da República Portuguesa.

No âmbito desta iniciativa, no passado dia 8 de março, os alunos João Carlos Moura do 9ºA e João Luís Garcia do 12ºG, candidatos à presidência da mesa da sessão distrital nos seus respetivos ciclos de ensino, deslocaram-se ao IPDJ de Santarém acompanhados das coordenadoras do programa, para participarem nestas eleições.

De entre uma dezena de candidatos provenientes de diversas escolas do distrito, estes nossos alunos destacaram-se muito positivamente, tendo conseguido os lugares de Presidente e de Secretário, respetivamente.

Assim, nos próximos dias 20 de março (para o ensino básico) e 21 de março (para o ensino secundário), o Colégio de São Miguel será honrosamente representado por estes dois alunos que terão um papel determinante na condução dos trabalhos das sessões distritais. Estas realizar-se-ão na cidade do Cartaxo, onde os deputados eleitos pelos respetivos ciclos da nossa escola (Ângela Silva - 9ºA, João Abreu - 9ºA, Mariana Costa - 9ºD e Sofia Gonçalves - 9ºD, no ensino básico) e (Afonso Caldeira – 12º A, Daniela Neves – 12º A, Vítor Silva – 11ºC e Catarina Maia – 12ºA, no ensino secundário) irão dar o seu melhor e procurar chegar às sessões nacionais, na Assembleia da República.

Sabemos da qualidade dos nossos alunos! Desde já, estão todos de parabéns!

 
Pág. 6 de 11

Ligações

giae novo

Moodle

Papel Químico

Facebook

Oração da Manhã

Erasmus+

Escrita Criativa

inforMATH

Parcerias