Grupo de Comunicação do Colégio de São Miguel

Sábado
25 de Novembro de 2017

Notícias16/17



Todos Contam

No dia 2 de novembro, no âmbito das comemorações da Formação Financeira 2017, sob o lema “Na Formação Financeira Todos Contam! “, a Dra. Magali, docente do departamento de Economia e Gestão da Escola Superior de Tecnologia e Gestão veio ao Colégio dar uma aula sobre produtos financeiros aos alunos do secundário das turmas do Curso de Contabilidade e Gestão.

Na aula, os assuntos tratados incidiram sobre: quando e como investir, rendimento disponível das famílias, conceitos de poupança, endividamento, investimento e risco. No final puderam testar os conhecimentos adquiridos através da realização de um jogo online.

Foi, sem dúvida, uma aula diferente, sempre importante e enriquecedora para os nossos alunos.

 

 

Fortes sem violência – Street Light

O Gen Rosso estará em Portugal na 2.ª quinzena de novembro com o projeto do Musical "Fortes sem violência – Street Light”.

Trata-se de uma banda de música de prestígio mundial com origem em Itália que trabalha com jovens e adolescentes orientando a sua atividade para a promoção de processos educativos direcionados para valores de paz, respeito e solidariedade, utilizando como meio a música, dança e restantes artes performativas. Em www.genrosso.com pode ser obtida mais informação sobre o projeto.

O grupo estará em Fátima de 27 a 29 de novembro e o Colégio de São Miguel aceitou o seu desafio: além da colaboração com a organização do evento, o grupo trabalhará diretamente com alunos do nosso Colégio que participarão em várias sessões de trabalho e no seu espetáculo final que decorrerá no dia 29, no auditório do Centro Pastoral de Paulo VI, às 21h00.

Toda a comunidade do Colégio de São Miguel fica convidada a assistir a este momento artístico de relevo que, certamente, ficará na memória de quem a ele assista.

 

 

Dia Mundial de Combate ao Bullying

Nos dias 20 e 21 de outubro de 2017, à hora do almoço, o clube Missão + preparou atividades para os alunos do quinto ano, com o objetivo de os ajudar a integrar na sua nova escola e de assinalar o Dia Mundial do Combate ao Bullying.

Depois de umas semanas de preparação dos vários materiais necessários, o clube propôs aos alunos, no pátio do segundo ciclo, jogos divertidos como “caça ao tesouro”, “jogo dos balões”, “jogo da farinha” e “jogo da bolacha”. As atividades correram na perfeição, a julgar pela cara de satisfação dos meninos e meninas, que participaram com um sorriso de orelha a orelha.

No dia seguinte houve uma atividade diferente, um teatro sobre o bullying, que falava de uma aluna maltratada pelas colegas da escola. A história, escrita e ensaiada pelos alunos do clube, acabou bem, pois todas as agressoras tomaram consciência dos seus erros e pediram desculpa pelos seus erros.

Uns dias antes da atividade, os alunos do clube foram às salas de aula convidar as turmas para participarem nas atividades e entregaram a cada aluno um marcador de livro com a frase “Luta por aquilo que te faz feliz!”. No final dos jogos e do teatro, os meninos e meninas mostravam-se mesmo muito felizes e divertidos e pediram que o clube voltasse com mais atividades.

Clube Missão +

 

 

The Image Conference

Vivemos num mundo cheio de estímulos visuais e, por esse motivo, a capacidade de integrar, analisar e criar imagem faz parte integrante da literacia do século XXI. O objectivo do projecto “The Image Conference” é colocar a imagem no centro da aprendizagem das línguas estrangeiras, de forma a ajudar a entender como usar a imagem de forma crítica e criativa na era da Internet. Foram vários os especialistas e profissionais no uso de imagens no ensino de línguas estrangeiras que partilharam as suas experiências, ideias e know-how, proporcionando aos participantes uma oportunidade para aprimorar as suas competências na utilização inovadora e criativa em contexto de sala de aula.

Nos dias 13 e 14 de outubro, a Associação Portuguesa de Professores de Inglês (APPI) acolheu a 6ª edição da prestigiada “The Image Conference” em Lisboa – que já teve lugar em Barcelona, Brasília, Córdova, Munique e Malta. As professoras Filomena Baroso e Paula Pinto tiveram oportunidade de assistir a várias palestras e são da opinião que foi uma experiência enriquecedora.

Professoras Filomena Baroso e Paula Pinto

 

Colégio de São Miguel na Turquia

Entre os dias 1 e 8 de outubro, nove alunos do curso de Ciências e Tecnologias e Línguas e Humanidades e duas professoras do Colégio de São Miguel viveram uma experiência única e inesquecível em Antálya com outros alunos e professores da Hungria, da Roménia e da Turquia, no âmbito do projeto KA2, Erasmus+, Intercultural Dedicated Education And Learning (IDEAL).

Durante uma semana, cerca de 50 alunos puderam conhecer diferentes locais históricos, participar em várias atividades desportivas, viajar de barco, assistir a um espetáculo de dança, conhecer a gastronomia e divertirem-se com a alegria característica dos jovens e entenderem a importância da tolerância, do respeito pela diferença e da solidariedade.

Este projeto proporcionou, uma vez mais, aos alunos do CSMiguel momentos únicos em que as diferenças fizeram a Diferença. Os alunos viveram experiências culturais que os enriqueceram e adquiriram competências sociais fundamentais para a sua formação enquanto cidadãos do séc. XXI.

Professoras Cláudia Santos e Hélia Salvado

 

Testemunhos dos nossos alunos:

"Os alunos turcos receberam-nos a todos de braços abertos e, por isso, foi fácil interagir e fazer amizades com eles (...) Poder ter contacto com pessoas de outras culturas permite-nos crescer enquanto indivíduos"

Márcia Reis

 

"Uma das coisas que mais me impressionou na Turquia foi a tolerância (...) Quando entrei na mesquita fiquei novamente triste. Não porque não gostasse, eu adorei, mas porque vi um ambiente muito mais acolhedor e bonito que o nosso"

Ana Catarina Pereira

 

"(...) a visita da escola turca. Este momento também foi dos mais importantes de toda a viagem (...) é difícil arranjar melhor do que o nosso Colégio."

Tomás Cabral

 

"Visitámos o Jardim da tolerância onde encontrámos uma mesquita, uma sinagoga e uma igreja. Foi uma surpresa para mim porque no mesmo espaço e num ambiente de tranquilidade e de paz apela-se à tolerância e ao respeito mútuo."

Mariana Abreu

 

"Vim de coração cheio, com uma alegria interior e com uma nova vivência espetacular. Adorei esta semana porque me enriqueceu principalmente pelas relações que estabeleci."

Débora Carreira

 

"(...) comemos Kebabs que são para mim o melhor da comida turca."

Tomás Andrade

 

"Visitámos a escola turca onde nos deparámos com uma realidade muito diferente da nossa ao nível de condições de ensino. Algo me chamou à atenção: o imenso "amor" que os alunos turcos têm com o seu diretor."

Tiago Daniel

 

"Experimentei um pouco de tudo e é bom provar novos sabores, apesar de, às vezes, não gostarmos. (...) Os alunos turcos surpreenderam-me por falarem tão à vontade dos seus princípios, religião e cultura."

Inês Pereira

 

 

Dia de São Miguel

O dia 29 de setembro é sinónimo de “festa” para toda a comunidade educativa do Colégio de São Miguel: celebramos o dia do nosso padroeiro, o arcanjo São Miguel.

O Sr. Bispo de Leiria-Fátima, D. António Marto, como tem sido habitual, honrou-nos com a sua presença e à sua espera estavam todos os alunos, professores e funcionários que o acolheram calorosamente com um cordão humano e uma enorme salva de palmas.

As breves palavras de acolhimento do nosso diretor, Dr. Manuel Lourenço, foram de agradecimento pela presença do Sr. Bispo, de gratidão pela dedicação dos três funcionários que deixaram o nosso Colégio no final do ano letivo passado (Sr. Faro, Dª Lídia e Srº Zé) e de consternação pela partida trágica da nossa antiga aluna Luísa Nunes.

Seguiu-se uma singela homenagem ao Bispo fundador da nossa escola, D. João Pereira Venâncio, e a celebração da eucaristia, presidida pelo Sr. Bispo que desafiou todos os presentes no pavilhão gimnodesportivo a “combaterem o bom combate”, ao longo deste ano letivo, contra tudo aquilo que nos desvia dos nossos deveres.

No encontro com todos os professores, o Sr. Bispo apresentou as linhas gerais da sua carta pastoral “A alegria de ser Igreja em Missão”, em ano de restauração da nossa Diocese (1918-2018), e destacou, como verbos essenciais “sair, escutar e festejar”.

Após o almoço, “invadimos” as ruas de Fátima para saudarmos toda a população! Uns de bicicleta e outros a caminhar chegámos à praça Padre Luís Kondor onde se encontrava uma mostra de alguns dos trabalhos dos alunos de Artes e um palco onde o professor Abílio Martins pôs tudo a mexer com a sua aula de Zumba.

O regresso à escola fez-se de uma forma tranquila e com o sentimento habitual: para o ano queremos mais!!!

 

 

Dia das Bandeiras Verdes

No passado dia 27 de setembro, o colégio de S. Miguel recebeu, mais uma vez com grande alegria e satisfação, o galardão do Programa Eco-Escolas, a Bandeira Verde 2016/2017, atribuído pela Organização Associação da Bandeira Azul da Europa (ABAE) que, desta forma, reconhece que a nossa escola incentiva e implementa ações e metodologias no âmbito da educação ambiental.

O dia das Bandeiras Verdes decorreu no Parque desportivo municipal de Mafra, onde as eco-escolas do país puderam observar e experimentar boas práticas de educação ambiental e assistir à cerimónia de entrega do galardão às eco-escolas.

Foi um dia diferente e especial para pessoas que continuam a acreditar e a agir em prol do meio ambiente.

Prof.ª Patrícia Rosário

 
Pág. 2 de 11

Ligações

giae novo

Moodle

Papel Químico

Facebook

Oração da Manhã

Erasmus+

Escrita Criativa

inforMATH

Parcerias