Notícias12/13

Ciência Viva nas Férias!

Alguns alunos do Ensino Secundário do nosso colégio inscreveram-se nas atividades de verão da Ciência Viva. A Mariana Vieira e o Pedro Mendes do 10ºC, curso de Ciências e Tecnologias, já nos contaram novidades.

Frequentaram o estágio "IPCB Estágio de Robótica Ciência Viva (Construir Robôs Inteligentes - II)", em Castelo Branco. Construíram robots e programaram-nos com estudantes de outras escolas. Além disso, perceberam como funciona a universidade e como vivem os estudantes universitários. “O único problema foi mesmo o calor que sentimos durante a semana inteira”, afirma Mariana Vieira.

Aguardamos notícias dos restantes alunos e, a todos, umas excelentes férias!

 


 


 

Ai que prazer

"Ai que prazer
Não cumprir um dever,
Ter um livro para ler
E não fazer!"

Passar uma semana funtástica, diferente, mais livre, sem sala de aula ou convertendo a escola num lugar de culto do lazer e da cultura do brincar, conviver e muito mais foram as razões que trouxeram ao Colégio de São Miguel um grupo de alunos do 5º, 7º e 8º anos.

Continuar...
 

1st Gear vice-campeã nacional

Colégio de São Miguel apurado para o Mundial F1 in schools
1st Gear, vice-campeã nacional

 

A final nacional da competição F1 in Schools ocorreu nos passados dia 11 e 12 de julho em Vila Nova de Famalicão, no agrupamento de escolas Camilo Castelo Branco e contou com cerca de 15 equipas de todo o país.

Depois do 3º lugar alcançado no ano passado, esta equipa, constituída por seis alunos de 12º ano, dos cursos Técnico de Gestão e Programação de Sistemas Informáticos e Ciências e Tecnologias - áreas que vão totalmente ao encontro daquilo que se pretende neste projeto, na medida em que envolve conhecimentos de áreas como a física, a química ou a matemática – conseguiu sagrar-se vice-campeã nacional alcançando, também, os seguintes prémios individuais: stand, identidade, inovação, apresentação verbal. Patrocínio e markting, site / redes sociais.

Continuar...
 

Comunicado

A atual direção do Colégio de São Miguel, em Fátima, tomou posse em 09 de julho de 2012.

No exercício do seu mandato, a atual direção foi ficando com dúvidas sérias e crescentes sobre o destino dado pela anterior gestão a um conjunto significativo de valores patrimoniais do Colégio.

Tais dúvidas foram expostas à anterior gestão que, tendo tido oportunidade de dar todos os esclarecimentos que entendesse, as não dissipou.

Assim, com a aprovação do Bispo da Diocese, a direção do Colégio de São Miguel decidiu confiar aos tribunais civis o esclarecimento da situação, mediante uma ação judicial no tribunal em 22 de março de 2013.

O património do Colégio, que remonta aos terrenos adquiridos pela Diocese e à construção do edifício, atualmente assenta nas prestações públicas ao abrigo do contrato de associação assinado com o Estado, e só pode ser utilizado para os fins lectivos e educacionais do Colégio.

Uma das missões da direção de um estabelecimento de ensino é vigiar para que os respetivos meios materiais sejam mantidos íntegros e em serviço da comunidade.

Embora nunca tenha estado em causa o normal funcionamento do estabelecimento de ensino, os meios materiais referidos fazem falta para melhor servir as famílias e a comunidade.

Até à decisão judicial final, qualquer juízo sobre o caso e sobre pessoas é prematuro.

As pessoas que no passado foram responsáveis da gestão do Colégio fizeram-no, e por muitos anos, com esforço, estima e abnegação. É um facto a ter sempre presente.

 

 

Fátima, 10 de julho de 2013

P. Adelino F. Guarda

Diretor do Colégio de S. Miguel

 

E o vencedor é…

 

A tasquinha que mais se destacou, na noite do dia 7 de junho, foi, por unanimidade, a das bebidas do 7º ano. Uma “taberna” com pipos, retratos antigos de escritores portugueses, as toalhas de xadrez, as floreiras, a janela que dava para o exterior… tudo estava muito giro!

A todos os que pensaram, prepararam e executaram, muitos parabéns!

 

 

A vida é um palco

 

 

Ensaios… A vida é um palco

 

Sabemos que um adeus, por mais breve que possa ser a separação, nos deixa sempre tristes…

Na passada sexta-feira, sentimos esse “nó na garganta” ao assistirmos, durante uma hora, a um espetáculo cheio de emoção, proporcionado pelos nossos alunos finalistas do 12º ano (“ajudados” pelo coro do nosso colégio e pelo clube de música).

Continuar...
 

Ciência Viva no Laboratório

Aos alunos do ensino secundário


Relembramos que se encontram abertas as inscrições para mais uma edição do programa Ciência Viva no Laboratório - Ocupação Científica de Jovens nas Férias, que decorre entre 24 de Junho e 30 de Agosto. Esta iniciativa, organizada pela Ciência Viva em colaboração com a comunidade científica portuguesa, disponibiliza um conjunto de estágios gratuitos para estudantes do ensino secundário. São mais de 1200 vagas em 95 instituições de todo o país. Do Minho ao Algarve, os jovens poderão participar em projetos de investigação nas mais variadas áreas científicas (Agronomia, Biologia, Eletrónica, Física, Físico-Química, Geografia, Geologia, Informática, Matemática, Química, Robótica, Sociologia, Tecnologia, Ciências da Saúde, Bioquímica e Geografia).


Como habitualmente, toda a informação está disponível na página web do programa, http://www.cienciaviva.pt/estagios/jovens/ocjf2013/
Informa-te!


O grupo disciplinar de Físico-Química

Continuar...
 
Pág. 1 de 10

Ligações

giae novo

Moodle

Papel Químico

Facebook

Oração da Manhã

Erasmus+

Escrita Criativa

inforMATH

Parcerias