Notícias13/14

Colégio de São Miguel em 3º lugar no Prémio FAQtos

Um grupo de alunos do 11º ano do Curso de Ciências e Tecnologias – Filipa Furriel, João Figueira, Mariana Vieira e Pedro Mendes – foram, durante o presente ano letivo candidatos ao Prémio FAQtos onde alcançaram um honroso 3º lugar, na Cerimónia Final que decorreu no Instituto Superior Técnico (IST), no passado dia 5 de julho.

O Prémio FAQtos é um concurso a nível nacional para todos os alunos do Ensino Secundário, apoiado pelo Ministério da Educação e Ciência, Dec. Medida, NARDA e pelo IST, sobre a "Geração RF". A Geração RF é o mundo em que tudo e todos se ligam sem fios, através das radiofrequências (RF). O grupo em causa – LazyScience – desenvolveu um projeto científico sobre “A radiação e os seres vivos” onde foi estudada a possibilidade de usar as radiofrequências como inseticida. Um projeto aliciante que permitiu aos alunos desenvolver competências e aplicar conhecimentos de uma forma inovadora. O trabalho desenvolvido foi merecedor do 3º lugar, os alunos receberam um cheque no valor de 500 euros, o Colégio e a professora orientadora também receberam prémios.

O grupo LazyScience

 

Vencedores do concurso de escrita criativa

Parabéns aos alunos Carolina Capela, do 9ºC, e Nuno Craveiro, do 7ºF! No âmbito do concurso de escrita criativa Rotary Clube de Fátima, subordinado ao tema Transformar vidas, os textos Uma vida, muitas transformações, da Carolina, e Ser alguém, do Nuno, foram premiados.
Na cerimónia de entrega de prémios, que decorreu no passado dia 30 de junho no Hotel de Fátima, os Gato Fedorento, o júri do concurso, reforçaram a importância da leitura e da escrita (quem lê e escreve, aprende muito e cresce) e apelaram aos alunos que escrevessem com humor. No final, nomearam a aluna Carolina como vencedora do 1º prémio do 1º escalão (3º ciclo) e o Nuno como vencedor do 2º prémio do mesmo escalão.
Os prémios e os diplomas foram entregues pela mão do presidente do Rotary Clube de Fátima, Manuel Dias Conceição, e do diretor pedagógico do Colégio de São Miguel, Dr. Virgílio Mota.
Boas leituras!

 

 

Escrita criativa com menção honrosa

A aluna Carolina Capela do 9º C está de parabéns! No passado dia 7, na Feira do Livro de Lisboa, no Parque Eduardo VII, foi-lhe atribuída uma menção honrosa pela mão da escritora Maria Teresa Maia Gonzalez e um livro autografado pela mesma, no âmbito do concurso juvenil «Profissão Adolescente» 2013/2014, organizado pela Editorial Presença. A Carolina concorreu a este concurso com um texto original alusivo à personagem principal do livro A Ana passou-se.
Esta é a prova de que lendo e escrevendo mais, também se faz a diferença!

 

O 8ºC nos Olhos d'Água

Nos dias 7 e 8 de junho, todos os alunos do 8ºC foram acampar no Parque de Campismo dos Olhos d'Água, a nascente do rio Alviela, perto de Alcanena. Entre uma caminhada pelo percurso pedestre e uma visita ao Centro Ciência Viva - Carsoscópio, observaram-se as grutas onde nidificam os morcegos, as diferentes formações geológicas que deram origem ao vale onde o parque se situa e percorreu-se a história num simulador de realidade virtual. Ainda houve tempo para mergulhos no rio, jogos, música e futebol, e refeições partilhadas com os pais que gentilmente se ofereceram para lá ir no sábado à noite e no domingo à hora do almoço. Foi um fim de semana magnífico, onde se puderam fortalecer os laços de amizade e confiança entre todos, como família, porque a escola é, também, a nossa casa.

 

 

Exposição de pintura do 9º ano

Não há nada como, chegando ao final do ano letivo, podermos olhar para os resultados. E, se nos orgulharmos deles, expô-los para que toda a comunidade escolar possa avaliar, desfrutar e comentar. Foi com esta intenção que se organizou a exposição dos trabalhos de pintura dos alunos do 9 ano, cujo início aconteceu no dia 2 de junho, no pavilhão do 7 ano, e que se irá manter até às matrículas, altura em que será desmontada.

Por isso, e para quem ainda não teve oportunidade de ver, basta percorrer os corredores do 3 ciclo para encontrar nos expositores os quadros realizados em diferentes técnicas e materiais, onde se exploraram contrastes entre a figura e o fundo, numa abordagem moderna e contemporânea ao autorretrato.

É com muita satisfação que nos apercebemos que são muitos os que já apreciaram a exposição, e sentir o entusiasmo, até surpresa, com que a referem e elogiam o trabalho executado pelos alunos. O objetivo é esse mesmo, dar a conhecer melhor o trabalho que se realiza nas aulas de educação visual e os resultados que, com o empenho dos alunos, se conseguem alcançar. A maior alegria é, no entanto, ver os alunos autores dos trabalhos expostos a mostrá-los, com orgulho, a colegas e familiares.

Prof. Emanuel Jacinto

 

 

Demos+, fizemos a diferença com Maria

Na manhã do passado dia 3 de junho, a comunidade educativa do Colégio de São Miguel peregrinou até ao Santuário, à Capelinha das Aparições, para agradecer a Nossa Senhora a atenção e o amparo que lhe tem dedicado ao longo deste ano letivo e também para lhe pedir que continue atenta a todas as suas necessidades.
Conseguimos Dar+ e fazer a diferença com Maria. Foi um momento forte de oração, de reflexão, de partilha e de interação. Os alunos sentiram-se envolvidos, especialmente os nossos finalistas, a quem agradecemos o seu testemunho.  
Logo a seguir, dirigimo-nos à basílica da Santíssima Trindade, onde o padre Cristiano Saraiva nos explicou o significado da imagem de Jesus, de Nossa Senhora e do painel de mosaicos.
Foi uma manhã muito enriquecedora, onde mais uma vez fizemos a diferença!

 

 

As nossas figueiras

À maneira dos seres humanos, também as plantas nascem, crescem e morrem e, se algumas nascem naturalmente, pois as sementes, levadas pelo vento, pela água das chuva, ou mesmo por alguns animais podem germinar em qualquer sítio, outras há que nascem e crescem porque o homem as planta e cuida delas.

Vem tudo isto a propósito das figueiras que temos no nosso Colégio: quatro que foram plantadas pelo nosso jardineiro e que não se desenvolveram bem, devido aos maus tratos que sofreram.

Pois bem, por estes dias, o Gonçalo e o Diogo do 8ºA levaram a sério o desafio de proteger estas árvores e puseram mãos à obra. Falaram com a Direção e depois com o Sr Armando e o Sr José e trataram de instalar vedações de proteção junto das figueiras.

Obrigado aos dois e que o seu exemplo de defesa e conservação da natureza seja um estímulo para todos.

AFG

 

 

 
Pág. 1 de 10

Ligações

TIGRE

Moodle

Papel Químico

Facebook

Oração da Manhã

Erasmus+

Escrita Criativa

inforMATH

Parcerias