Serviços Especializados de Apoio Educativo

 

Enquadramento

“Ir rumo às periferias, às numerosas periferias… que são lugares, mas sobretudo pessoas em situação de vida especial”. 

Papa Francisco (31/07/2013)

A educação especial tem por objetivo a inclusão educativa e social, o acesso e o sucesso educativo, a autonomia, a estabilidade emocional, assim como a promoção da igualdade de oportunidades, a preparação para o prosseguimento de estudos ou para uma adequada preparação para a vida profissional e para uma transição da escola para o emprego de crianças e jovens com necessidades educativas especiais de caráter permanente.

Neste sentido, a educação especial assegura as condições para a adequação do processo educativo às necessidades dos alunos com limitações significativas ao nível da atividade e da participação num ou vários domínios de vida, decorrentes de alterações funcionais e estruturais, de caráter permanente, resultando em dificuldades continuadas ao nível da comunicação, da aprendizagem, da mobilidade, da autonomia, do relacionamento interpessoal e/ou da participação social.

O decreto-lei n.º 3/2008, de 7 de janeiro, com a alteração que lhe foi dada pela lei n.º 21/2008, de 12 de maio, define o grupo-alvo da educação especial.

Constituição

O Núcleo de Apoio Educativo Especializado é constituído por docentes com formação especializada na área de Educação Especial, no domínio cognitivo e motor (grupo 910). No presente ano letivo integra, a tempo parcial, três docentes. Para além destas, catorze professores do Colégio acompanham em aula/sessões de apoio extra-aula alunos com Necessidades Educativas Especiais de caráter permanente.

 O NAEE trabalha em estreita colaboração com o Serviço de Psicologia e Orientação do Colégio, coordenado pela psicóloga escolar.

 N.º de alunos com medidas de apoio de Educação Especial

5.º Ano

6.º Ano

7.º Ano

8.º Ano

9.º Ano

10.º Ano

11.º Ano

12.º Ano

Total

6

8

3

13

12

16

12

10

80

Dados relativos a janeiro de 2018

 

Tipologia das Necessidades Educativas Especiais de caráter permanente

  • Sensoriais: audição
  • Neuromusculoesqueléticas
  • Mentais: Cognitiva
  • Mentais: Linguagem
  • Mentais: Emocional

Medidas de apoio em implementação

Alínea a) Apoio Pedagógico Personalizado
a) Reforço das estratégias utilizadas no grupo ou turma aos níveis da organização, do espaço e das atividades.
b) Estímulo e reforço das competências e aptidões envolvidas na aprendizagem.
c) Antecipação e reforço da aprendizagem de conteúdos lecionados no seio do grupo ou da turma.
d) Reforço e desenvolvimento de competências específicas.

Alínea b) Adequações Curriculares Individuais
Traduzem-se na introdução de objetivos e conteúdos intermédios em função das competências terminais do ciclo, das características de aprendizagem e dificuldades específicas dos alunos.

Alínea d) Adequações no processo de Avaliação
Podem consistir, tendo em conta cada situação particular, na alteração do tipo de provas, dos instrumentos de avaliação e certificação, bem como das condições de avaliação, no que respeita às formas e meios de comunicação, à periodicidade, duração e local.

Alínea e) Currículo Específico Individual
Pressupõe alterações significativas no currículo comum: introdução, substituição e ou eliminação de objetivos e conteúdos, em função do nível de funcionalidade da criança ou do jovem.
Inclui conteúdos conducentes à autonomia pessoal e social do aluno e dá prioridade ao desenvolvimento de atividades de cariz funcional centradas nos contextos de vida.
O Currículo Específico Individual contempla o desenvolvimento de um Plano Individual de Transição (PIT), a ter início três anos antes da idade limite da escolaridade obrigatória.

Alínea f) Tecnologias de Apoio
Dispositivos facilitadores que se destinam a melhorar a funcionalidade e a reduzir a incapacidade do aluno, tendo como impacte permitir o desempenho de atividades e a participação nos domínios da aprendizagem e da vida profissional e social.