Quem diria que um “Fernando Pessoa morto e desenterrado” nos iria divertir tanto???
Foi realmente o que aconteceu, no passado dia 2 de março, quando os alunos do 12.º ano assistiram, no teatro A Barraca, à peça O Ano da Morte de Ricardo Reis. Uma representação que conta o essencial da história do último ano de vida do heterónimo de Pessoa, escrita por Saramago, com uma extraordinária representação do ator Rúben Garcia, no papel de Fernando Pessoa, que não deixou ninguém indiferente!
As relações de Reis com Lídia e Marcenda, a comemoração dos 10 anos do golpe militar de 28 de Maio de 1926 (início do fascismo), a fundação da Mocidade Portuguesa, o ataque de Hitler aos judeus, o começo da guerra civil de Espanha… tudo nos foi mostrado.
Depois do almoço, rumámos ao Castelo de São Jorge. No entanto, a chuva, que de manhã tinha dado tréguas, levou grande parte dos alunos a refugiarem-se na igreja de Santo António… e a oportunidade não foi desperdiçada: visitou-se a igreja e ainda houve tempo para descer à cripta local onde terá nascido o santo português.
No castelo de São Jorge, pudemos ver a magnífica paisagem lisboeta, apesar do vento e de alguma chuva que teimava em cair…
MAR
2018