Gil Vicente gostaria de ter assistido, certamente, à encenação do seu Auto da Barca do Inferno pela companhia de teatro O Sonho e por alguns alunos do Colégio de São Miguel, na manhã do passado dia 5 de dezembro.
Junto a um cais, onde a figura do diabo se destacou e o anjo serena e tranquilamente se revelou, os atores envergaram com rigor e qualidade as personagens-tipo geradas pelo nosso grande mestre do teatro em Portugal, envolvendo os nossos alunos em várias cenas.
O Corregedor, que executara a justiça terrena sem imparcialidade, solicitou o auxílio a três alunos “meirinhos”, julgando que conseguiria ludibriar o anjo e entrar na barca divinal; o Parvo incentivou a plateia em peso a rejeitar o diabo e o seu “zambuco”; o Sapateiro, depois de morto, procurou, ainda, enganar uma cliente da plateia; a Brízida Vaz fez questão de ser acompanhada ao cais por algumas alunas que de forma divertida improvisaram espantosamente o seu papel…O riso e a aprendizagem foram aliados ao longo de toda a encenação e os nossos alunos do 9.º ano tiveram, assim, a oportunidade de contactar e aprender a obra em estudo num contexto diferente do das aulas de português.
À tarde, no âmbito da disciplina de ciências naturais e da temática do Parlamento dos Jovens “Alterações Climáticas – Salvar os Oceanos”, os alunos foram visitar o Aquário Vasco da Gama, um espaço magnífico e acolhedor, onde reações de espanto perante as inúmeras espécies marinhas foram uma constante. O mar esconde maravilhas e ali muitas se nos revelam naturalmente.
Foi um dia em cheio!
Prof.ª Cidália Salvado
DEZ
2018