No passado dia 20 de março, antecipámos a comemoração do Dia Mundial da Poesia (21 de março) com o IV Concurso de Declamação de Poesia. A novidade deste ano foi apresentação de poemas inéditos criados pelos alunos.
No primeiro escalão escutámos o poema “Bailarina”, de Cecília Meireles, declamado pela Margarida Nunes Vieira, do 5.º D e “Ode ao Futebol”, de Tossan, por Matilde Félix Santos, do 6.º C.
No escalão do terceiro ciclo, a Maria João Gomes, do 7.º B, declamou um poema escrito por si; a Ana Filipa Carreira, do 8.º B, declamou “Amor é fogo que arde sem se ver”, de Luís de Camões; e a aluna Carolina Delgado Rodrigues, do 9.º B, “Pedra Filosofal” de António Gedeão.
No ensino secundário, a Dádiva Pires, do 10.º A, declamou um poema inédito; escutámos a Márcia Marcelino, do 11.º E, com o poema de Florbela Espanca, “Deixa dizer-te os lindos versos raros; o poema “Mar Português”, de Fernando Pessoa, foi declamado pelo Daniel Ribeiro, do 12.º A.
No escalão “Língua estrangeira”, a Verónica Fulgêncio, do 10.º A, declamou “Ma douce Hélène”, um soneto do francês Ronsard; “Mas allá del amor”, do espanhol Octávio Paz, foi declamado pela Mariana Costa, do 10.º B; a Maria Teresa Mendes, do 10.º B declamou em inglês “Look up”, de Gary Turk.
Num espaço diferente dos anos anteriores – no exterior do auditório D. João Pereira Venâncio – os alunos revelaram dotes de declamação e o público compareceu em número considerável para acalorar uma sessão que foi um sucesso! Todos os alunos estão, obviamente, de parabéns.
Os vencedores (um por escalão) são:
Matilde Félix Santos, escalão “2º ciclo”;
Carolina Delgado Rodrigues, escalão “3º ciclo”;
Dádiva Pires, escalão “secundário”;
Maria Teresa Mendes – escalão “Línguas estrangeiras”.
MAR
2018