Partindo do desafio lançado pelo Conselho da Europa para o dia 26 de setembro, o Colégio de São Miguel voltou a celebrar o Dia Europeu das Línguas. Foram dinamizadas várias atividades que pretenderam encorajar a aprendizagem de mais línguas e promover o plurilinguismo em todo o continente, com base na convicção de que a diversidade linguística é uma via para alcançar uma maior compreensão intercultural e um elemento-chave da riqueza do património cultural da Europa.
O dia teve início com uma Oração da Manhã rezada em várias línguas europeias, em português e noutra língua estrangeira falada na Europa.
Ao longo do dia, os professores de línguas dinamizaram, nas suas aulas, atividades que visaram assinalar esta data. Foram também lecionadas aulas de Educação Física, Natação, Filosofia, Informática e Físico-Química, na sua totalidade ou parcialmente, em língua estrangeira – Inglês ou Francês.
Nos espaços exteriores, foram dinamizadas várias atividades. No pavilhão do 9.º ano foi construída a Árvore do Dia Europeu das Línguas. Em frente ao bar, foram colocados painéis onde os alunos foram desafiados a terminar a frase “Falar línguas estrangeiras é importante porque…”. Finalmente, no refeitório foi exibida uma apresentação alusiva à importância das línguas estrangeiras na Europa.
SET
2018