LEARN & EARN – Mobilidade a Catânia, Itália

Este projeto surge da necessidade de ajudar os nossos alunos a encontrarem respostas a questões como: “Como posso preparar-me melhor para enfrentar desafios futuros?”, “Que competências são necessárias adquirir?”, “Como posso criar o meu próprio emprego?”.

Através da cooperação entre escolas de Itália, de Malta, da Alemanha e de Portugal, durante os próximos dois anos, os alunos irão participar em várias atividades e mobilidades transnacionais, com o objetivo de desenvolver competências que lhes permitam melhorar a sua empregabilidade.

Entre os dias 9 e 15 de dezembro, oito alunas do Curso de Ciências e Tecnologias e duas professoras do Colégio de São Miguel participaram na primeira mobilidade a Catânia, Itália. Durante aquela semana cerca de 50 alunos puderam participar em vários workshops, assistir a palestras na Universidade de Economia de Catânia e na escola de acolhimento, bem como realizar uma entrevista numa rádio local, no âmbito do empreendedorismo.

Além disso, puderam conhecer diferentes locais históricos e conviver com alunos de outras nacionalidades, mergulhar na cultura italiana, num ambiente multicultural uma vez que ficaram hospedados em casas de famílias italianas.

Certamente que, esta estadia em terras sicilianas, permitiu a todos vivenciar experiências culturalmente muito interessantes e adquirir competências fundamentais para o desenvolvimento do espírito de cidadão europeu ativo.

Professoras Cláudia Santos e Hélia Salvado

Testemunhos das nossas alunas:

“Esta foi, sem dúvida, a melhor experiência da minha vida e adorava poder repeti-la mais mil e uma vezes. Todas as amizades que fiz e que fortaleci, as experiências novas, a comida, as ruas, os monumentos, tudo foi algo que eu repetia sem pensar duas vezes. É verdade que nos despedimos, mas foi, na realidade, um “ciao” com um cheirinho a “até já”.”

Sofia Magro Lopes

 

“Mal aterrei em Catânia tinha logo a minha família de acolhimento à espera para me levar para aquela que seria a minha casa durante 1 semana. O almoço estava na mesa: “pasta a la Norma”. (…) Fomos até à Universidade de Economia de Catânia onde aprendemos como montar um negócio e construímos uma ideia de negócio que foi posteriormente apresentada aos outros grupos e onde fui a porta voz do meu juntamente com um rapaz maltês. (…) Esta foi a minha semana… sem dúvida, uma das mais significativas e que me vai ficar sempre na memória.”

Sara Dias Fernandes

 

“Com bastante ansiedade dentro de mim, rapidamente me deparei com simpáticos sorrisos que me acolheram tão bem. Durante este dia fui conhecer as principais ruas de Catânia, uma cidade bastante movimentada e com muitos monumentos históricos. (…) Gostei imenso da noite de quinta feira, pois foi passada com a família que me acolheu; deu para saber um pouco mais sobre os seus costumes e hábitos.”

Beatriz Gomes Jorge

 

“(…) o grupo encontrou-se na Universidade de Economia para uma palestra, com duas professoras, sobre Erasmus+ e startups . Depois fomos até à estação de rádio Zammu para dar uma entrevista, na qual participou um aluno de cada nacionalidade, sendo eu a escolhida para representar a equipa portuguesa.”

Adélia Sacramento Ferreira

 

“As atividades começaram com uma palestra dirigida por Patrizia Riccobene que nos ensinou a escrever uma carta de apresentação e, em seguida, cada grupo escreveu uma. Na parte da tarde fomos visitar a cidade de Taormina que acho muito semelhante à cidade do Porto, em Portugal. (…) Acho que este foi dos meus dias favoritos (…) porque foi quando começamos a falar mais uns com os outros,”

Laura Rodrigues

 

“15/12 – O dia mais difícil porque tivemos de nos despedir de todos e voltar para Portugal.”

Beatriz Carvalho

 

“Daqui levamos uma experiência muito enriquecedora, alegria e, ao mesmo tempo, tristeza. Despedimo-nos dos restantes colegas dos outros países e voltamos ao nosso país de coração cheio.”

Ana Foz Oliveira

0