Realizou-se no passado dia 4 de janeiro uma saída de campo, integrada no projeto “H₂Ourém”, no âmbito da autonomia e flexibilidade curricular do 10.º ano.
Pouco passava das 9:30 da manhã, quando os alunos dos cursos científico- humanísticos de ciências e tecnologias e de línguas e humanidades saíram do nosso colégio rumo àquela que seria uma visita de estudo um pouco diferente…
Chegados ao nosso primeiro destino, o Agroal, tivemos a oportunidade de recolher amostras de água e tirar fotografias às lindíssimas paisagens. Além disso, pudemos assistir a um pequeno esclarecimento sobre o contexto geológico e biológico da região.
O Castelo de Ourém foi a nossa próxima paragem, onde pudemos conhecer a importância da água no passado medieval da vila de Ourém. Relacionadas, ainda, com o passado histórico da região, foram apresentadas várias lendas sob a forma de teatro.
Já no regresso para a nossa escola, houve tempo para pôr em prática o que preparámos nas aulas de educação física: a dança tradicional portuguesa o Regadinho.
Com esta visita, aprendemos a valorizar e preservar o património relacionado com a água no nosso concelho.
Inês Pereira e Laura Capela do 10.ºA
JAN
2019