Nos dias 7 e 9 de outubro, no Colégio de São Miguel, as turmas do 11.º ano, nas aulas de Educação Moral e Religiosa Católica, tiveram a presença do Pe. Joaquim Domingos Luís, dos Missionários do Verbo Divino, e do ex aluno Humberto, agora Engenheiro, que esteve durante sete meses em missão no Gungo (Angola). Eles, além de focarem a celebração do Mês Missionário Extraordinário, fizeram sentir a alegria que se vive na dedicação aos outros.
O Humberto referiu que cada um tem um modo de abordar a missão e, no caso dele, tudo começou quando aconteceram os incêndios no Pedrógão Grande. Disse que um dia estava deitado e sentiu-se incomodado. E começou nele a despontar a vontade de ir…
Além da riqueza dos testemunhos deixados aos alunos, foi apresentado um vídeo, algumas fotos, uma música, intitulada: “Juventude Missionária, Inquieta e Solidária” e rezada a oração do Ano Missionário Extraordinário.
Os alunos receberam algumas mensagens interessantes que os fez refletir e que, ao mesmo tempo, são um desafio para olharem a vida com outro sentido: a do compromisso. Eis algumas delas: “A nossa vocação para a Missão nasce da Palavra de Deus”; “A Missão tira-nos da zona de conforto”; “A ideia da Missão é formar e ajudar a crescer”; “Na Missão, no meio do nada, há sempre uma festa”; “A gratidão do povo enche o coração”; “Um pequeno gesto pode ser muito e às vezes é TUDO” e “Devemos ser sal da terra e luz do mundo”.
É preciso, como diz o Papa Francisco, “Sermos Igreja Missionária, Igreja em Saída”. Por isso “É belo sair em Missão”.
E tu, já pensaste nisto?
Prof. Fernando Valente
OUT
2019