Entre os dias 14 e 18 de outubro, cinco professoras do Colégio de São Miguel participaram na formação “Integration of information technology to education”, que decorreu no âmbito da modalidade K2 Erasmus+, na Turquia. Esta formação foi organizada pela escola Kepez Mahmut Celalettin Ökten Anadolu Imam Hatip Lisesi, na cidade de Antália, e implementada no Antalia Ozgecan Aslam Youth Center, um centro desportivo e social, onde se reuniram para trocar experiências e conhecimentos com professores da Polónia, Letónia e Turquia.
Durante a formação, foram abordadas realidades que dizem respeito à escola atual e às quais esta tem que dar resposta, nomeadamente a heterogeneidade e cultura dos alunos que a integram e a diversidade de ritmos de aprendizagem. Além disso, foram abordados conteúdos que tinham como objetivo a elaboração de páginas web, a partir da noção de algoritmo, que pode ser visto como uma “receita” ou uma sequência de tarefas que nos permitem executar uma tarefa ou resolver um problema, sendo a base de qualquer programa ou aplicação informática. Os professores participantes nesta formação adquiriam os conceitos essenciais de HTML e perceberam que se trata de uma linguagem descritiva que permite o “desenho” de qualquer página web. O editor de texto, “Sublime Text”, foi o utilizado para a edição de HTML, onde foram apresentadas as principais funcionalidades e as teclas de atalho da aplicação. Cada grupo de trabalho criou uma página web, com texto e imagens.
Um dos grandes momentos desta formação foi a apresentação dada por Mert, um jovem aluno cego, génio informático, que testemunhou a forma como comunica com o seu computador. Este jovem, para além de partilhar que tem muitos projetos na sua cabeça ainda por concretizar, revelou que ainda está a descobrir como os irá comunicar ao seu computador!
A escola organizadora proporcionou, ainda, a todos os professores participantes uma visita cultural a uma antiga cidade greco-romana, Hierápoles, ao teatro romano, que remonta ao século II a.C., e a Pamukkale, declarados Património Mundial da UNESCO, em 1988. Pamukkale é caracterizado por um conjunto de piscinas termais de origem calcária que, com o passar dos séculos, formaram bacias gigantescas de água que descem em cascata numa colina, situada próxima de Denizli. O aspeto branco da rocha deve-se aos pontos térmicos quentes por baixo do monte que provocam o derrame de carbonato de cálcio, que depois solidifica sobre a forma de travertino. Ainda em Denizli, os professores participantes visitaram umas piscinas termais, Termas de Hierápoles, conhecidas como sendo as Piscinas de Cléopatra, tendo propriedades revigorantes e regeneradoras.
Houve, ainda, oportunidade de visitar uma mesquita, uma igreja e uma sinagoga, três belos monumentos que se situam lado a lado junto à praia de Belek. Um local onde se aceita a diferença entre religiões.
Os professores turcos deram, também, a conhecer variadas iguarias gastronómicas, entre as quais se destacam ayran, chá turco e, ainda, o famoso café turco. Foram vividos momentos muito gratificantes e enriquecedores, nos quais houve a oportunidade de trocar experiências e de contactar diretamente com outra realidade escolar.
As professoras participantes.
OUT
2019