Há vários anos que o nosso colégio desenvolve projetos de âmbito nacional e internacional, estimulando o envolvimento da comunidade escolar numa série de atividades de desenvolvimento e de criação de redes, incluindo a melhoria estratégica das competências profissionais dos seus colaboradores, o desenvolvimento das capacidades organizacionais e a criação de parcerias transnacionais de cooperação com organizações de outros países, tendo em vista a obtenção de resultados inovadores e o intercâmbio de boas práticas.
No âmbito do programa Erasmus +, o nosso colégio acolheu, na semana de 25 a 31 de Julho, um grupo de professores da Letónia, da Turquia e da Polónia que foram nossos parceiros no desenvolvimento do projeto Integration of Information Tehnologies to Education. A prioridade de ação deste projeto teve como principal objetivo melhorar as competências profissionais dos professores envolvidos, com atividades de aprendizagem e treino em ferramentas WEB 2.0, HTML, Programação e Robótica, bem como métodos de ensino inovadores baseados em novas tecnologias. Consideramos de grande importância estas formações, tão necessárias para preparar melhor os nossos alunos com os conhecimentos, as aptidões e as competências necessárias numa sociedade que evolui de forma dinâmica e é cada vez mais móvel, multicultural e digital.
Na fase final da implementação deste projeto, as escolas dos três países que, juntamente com Portugal, compõem esta parceria, tiveram representantes seus em Fátima, alguns de forma presencial, outros de forma virtual, partilhando experiências, recursos, estratégias e materiais, sob pretexto de perceberem as nossas políticas educativas, o nosso contexto socio-histórico e o nosso modelo organizacional. Nesta mobilidade, os professores que integraram esta parceria estratégica participaram numa formação sobre Robótica dinamizada pelo professor Paulo Figueira.
No final, foi realizada a avaliação do trabalho desenvolvido ao longo destes últimos três anos de cooperação e foram elaboradas as linhas orientadoras para a redação do relatório final. Os participantes puderam também fazer algumas visitas locais, no sentido de conhecer e divulgar o património histórico e cultural da nossa região.
A situação pandémica que todos conhecemos evidenciou a importância da educação digital para a transformação digital de que a Europa necessita. Em particular, salientou a necessidade acrescida de aproveitar o potencial das tecnologias digitais para o ensino e a aprendizagem e de desenvolver competências digitais para todos. O nosso colégio continua a apostar no desenvolvimento profissional contínuo dos seus professores, considerando esta temática fulcral, na qual devemos investir para poder preparar os nossos alunos para os desafios que a tecnologia coloca, tendo em conta todos os seus benefícios e as suas adversidades.
Foi uma semana de muita aprendizagem e também de confirmação de que o caminho está na utilização das novas tecnologias na sala de aula, na aprendizagem colaborativa e centrada no aluno e, consequentemente, numa avaliação cada vez mais formativa e interdisciplinar.
Os projetos Erasmus proporcionam, em todas as fases da vida, oportunidades verdadeiramente estimulantes de aprendizagem em toda a Europa, quer em sala de aula, quer em outros cenários educativos ou profissionais. Desenvolvem-se competências multifacetadas que promovem experiências ricas e diversas a nível pessoal, académico e profissional, ajudando a criar um Espaço Educativo Europeu construído com o contributo de todos os cidadãos, baseado na participação democrática, na tolerância e na diversidade.
AGO
2021