Outubro Missionário no Colégio de São Miguel

Nos dias 26, 27 e 29 de outubro, as turmas do 11.º ano receberam a visita do senhor Padre Simão Pedro dos Missionários da Consolata. Nas aulas de Educação Moral e Religiosa Católica, de forma dinâmica e com o uso de uma linguagem atual, foi capaz de sensibilizar os alunos acerca da vocação para a missão e para o envio, a partir do batismo e da necessidade de dirigirmos os nossos olhares para os mais necessitados e marginalizados, dando-lhes dignidade.

O Padre Simão com o seu belo testemunho e a sua rica experiência missionária, reforçou ainda mais o grande apelo feito pelo Papa Francisco em Cracóvia, na Polónia, aquando da Jornada Mundial da Juventude em 2016: “O tempo que hoje estamos a viver não precisa de jovens de sofá, mas de jovens com os sapatos, melhor ainda, com as botas calçadas. Este tempo só aceita jogadores titulares em campo, não se pode ficar no banco”, disse o Papa,
fazendo eco do convite: “Jesus convida-te, chama-te a deixar a tua marca na vida, uma marca que determine a história, que determine a tua história e a história de muitos.”

A referência ao Padre Damião, que no século XIX, na ilha de Molokai, Havai, deu a sua própria vida pelos leprosos, tocou nos corações de cada aluno e, certamente, ninguém ficou indiferente. Muitas interrogações se terão colocado, alguma inquietude e também muita admiração por aqueles e aquelas que partem. porque alguém precisa de uma mão amiga e quem os faça felizes.

A Missão é simpática!

Rebeca Pereira, 11.º C
Prof. Fernando Valente

0