Uma história de Natal

Alunos do Colégio de São Miguel acendem a Luz da Esperança. Trata-se de um projeto Interdisciplinar que une gerações com 186 postais e 3 cânticos de Natal!

Na tapeçaria do tempo, poucos momentos são tão tecidos com magia e calor humano quanto o Natal. E nesta estação de Luz, os alunos do 2.º ciclo e dos 10.º e 11.º anos do Curso com Plano Próprio de Ação Social, do Colégio de São Miguel, num gesto de carinho e partilha, visitaram quatro Lares de idosos em Fátima: Aldeia Intergeracional – Solar das Bem-Aventuranças; Lar dos Pastorinhos; Qualisénior – Residência Geriátrica e Santa Casa da Misericórdia de Fátima-Ourém.

Esta iniciativa faz parte de um projeto (interdisciplinar) integrado num Domínio de Autonomia Curricular (DAC), que reuniu professores de diversas disciplinas, como Português, Cidadania e Desenvolvimento, Educação Moral e Religiosa Católica, Educação Visual e Educação Musical, num esforço colaborativo para enriquecer as aprendizagens dos alunos e apoiar a comunidade. Cremos que juntos (Colégio e Comunidade) proporcionamos experiências mais educativas e humanas para a (trans)formação dos nossos alunos.

Nas mãos dos alunos, 186 postais feitos à mão. Cada um com uma ilustração e uma mensagem única e pessoal. Nos seus corações, o desejo de levar alegria e ternura aos idosos. Mas não foram apenas postais que os alunos levaram consigo. “Com vozes cristalinas e de anjo” (referiu uma idosa), entoaram, ao vivo, 3 cânticos de Natal. Essas canções espalharam uma magia que só a música dá e transformaram cada Lar num cenário de conto de Natal.

Com este projeto, os alunos aplicaram conhecimentos de forma prática, puderam expressar-se artisticamente, contactar com uma realidade, por vezes, escondida, descobrir testemunhos tocantes e histórias de outros tempos, repletas do essencial do Natal: amor, esperança e fé.

Os alunos dedicaram-se afincadamente. Evidenciaram que a aprendizagem vai além das salas de aulas e que podem fazer a diferença na comunidade, sendo cidadãos ativos e participativos. Afinal, puderam tocar a vida de pessoas de maneira significativa! Eles aprenderam sobre o valor do altruísmo, da solidariedade, da empatia, do trabalho em equipa e da importância de preservar o espírito de Natal.

Esta história, onde os alunos encontraram olhares calejados pelo tempo, foi escrita com a tinta da união e da generosidade. É um lembrete de que, mesmo nas noites mais escuras, a Luz da generosidade e do amor sempre brilha intensamente.

A resposta emocionada e grata dos idosos demonstrou o impacto positivo deste projeto, reforçando o compromisso do Colégio com os valores da fraternidade e da amizade social.

0