O Colégio de São Miguel, como ecossistema de aprendizagens, aberto ao exterior, tem promovido trocas de experiências educativas entre escolas de diferentes países, no âmbito do programa Erasmus+. Foi neste contexto que se proporcionou uma intensa viagem educacional, entre os dias 28 de fevereiro e 1 de março, onde quatro professores de diferentes áreas do saber, rumaram entusiasmados para uma experiência única e enriquecedora. O destino da incursão pedagógica foi a Základní škola Havířov-Město 1, uma escola em Havirov, na encantadora Chéquia, próximo da fronteira com a Polónia.
Neste tempo de aprendizagem, o Job Shadowing proporcionou aos professores a oportunidade ímpar de observar e compartilhar vivências educativas, nomeadamente ao nível da educação especial. Sob os céus de Havirov, os professores envolveram-se na atmosfera educacional, de uma escola onde todos caminham de forma confortável (em chinelos ou pantufas), e onde o tradicional toque da campainha foi substituído pela música “Clocks” dos Coldplay para dar início às aulas.
Foram três dias de observação e monitorização de aulas, reuniões com a direção da escola, com a direção pedagógica e com a equipa do ensino especial. Os professores foram convidados a fazer um workshop de apresentação do nosso país e do nosso colégio para todos os docentes da escola, e outro para os alunos do terceiro ciclo, nas áreas das artes, das ciências, da matemática e da cultura e geografia de Portugal.
Neste intercâmbio de culturas, de experiências e de conhecimentos, houve ainda tempo para participar numa visita de estudo com alunos do primeiro ciclo a uma aldeia típica, construída em madeira e, testemunhar na primeira pessoa, como decorre o dia aberto da escola, onde toda a comunidade é convidada a participar em atividades preparadas, previamente, pelos alunos e professores, a fim de conhecerem a escola, o seu projeto, bem como a oferta educativa.
Podemos afirmar que a intensidade formativa destes dias, com início das aulas às oito da manhã, concorreu com valor acrescentado para os professores e para o Colégio. Sem dúvida, uma experiência muito enriquecedora que contribuiu para amplificar horizontes e perceber que todos partilhamos das mesmas preocupações, nesta tarefa tão nobre e desafiante que é ensinar e educar.
Levámos e trouxemos várias ideias e sugestões para partilharmos com os docentes do Colégio de São Miguel e, com certeza, implementarmos futuramente nas nossas práticas pedagógicas, com vista à melhoria da qualidade das aprendizagens e na conquista do sucesso educativo de todos os alunos.
MAR
2024