Apadrinhamento

Ao recuar 6 anos no tempo, lembro-me exatamente do dia em que alguém ficou encarregado de parte da minha integração no colégio: o dia em que recebi por madrinha a Maria, o dia do “Apadrinhamento” ou “Amadrinhamento”, como queiram!

Creio que ao início não houve uma relação de muita proximidade como é normal, porque ambas estávamos naquela situação pela primeira vez. A nossa ligação fortaleceu com o passar do tempo e, no dia da APPA final chorei imenso por saber que já não a ia ter por perto para me ajudar em tudo o que precisasse. Foi nessa altura que o pai da Maria nos fotografou, apesar da choradeira de ambas, e no último dia dela caminhámos rumo à capela do Calvário Húngaro para que ela recebesse o seu diploma; foi após a entrega do mesmo que a Maria me entregou uma moldura com a nossa fotografia e uma dedicatória.

A realidade é que ela, obviamente, acabou por seguir o seu caminho mas sem nunca se esquecer de mim… vinha visitar-me ao colégio sempre que podia e ainda hoje estamos juntas e falamos sempre que podemos e precisamos uma da outra e, por isso, hoje foi a primeira pessoa de quem me lembrei, porque foi hoje – 6 anos depois – recebi a Joana como afilhada e espero honestamente estar tão presente na vida dela como a Maria ainda hoje está na minha.

Madaline Neves 11ºA

 

É precisamente este o sentido que queremos dar ao encontro que tivemos, no passado dia 15 de novembro, no auditório D. João Pereira Venâncio: que os alunos mais novos na escola – 5º ano e alguns do 6º – se sintam protegidos e guiados por aqueles mais velhos – 11º ano – que já têm, na nossa escola, um percurso de 7 anos…

Foi o dia do “apadrinhamento”!

 

0