No dia 17 de março, 41 alunos do Curso de Ciências e Tecnologias participaram nas Masterclasses Internacionais no Instituto Superior Técnico (IST), em Lisboa. Os alunos do IST estiveram, em videoconferência, com alunos de Coimbra, Covilhã e Bucareste. A eles juntaram-se cientistas da Organização Europeia para a Pesquisa Nuclear (CERN).
As atividades começaram às 9h00 com um “curso de treino” onde foram ensinados, por cientistas portugueses colaboradores do CERN, os fundamentos da Física de Partículas e as Técnicas básicas usadas na análise de dados. Numa segunda parte, foram-nos fornecidas um conjunto de imagens de acontecimentos reais, adquiridos no acelerador de partículas LHC (Large Hadron Collider) do CERN, sendo solicitada a sua classificação por categorias, segundo o tipo de acontecimentos. Os resultados foram depois associados aos dos vários grupos e discutidos em videoconferência com os outros grupos de alunos aderentes ao evento desse dia.
A nossa aluna Mariana Costa do 10.º B foi uma das porta-vozes do IST para o CERN, fazendo uma pequena apreciação das atividades desenvolvidas.
Um dia diferente onde os alunos puderam aprender física de uma forma diferente, com as mãos nas partículas!
“Ser cientista por um dia foi…
… tentar compreender a máquina gigante da qual somos apenas uma ínfima parte.”
Teresa Mendes, 10.ºB
… estar mais perto das leis pelas quais o nosso dia-a-dia é regido, mais perto das causas, profundezas e mistérios da vida.”
Filomena Mendes, 11.ºA
… motivante para o futuro.”
Raúl Jesus, 11.ºB
… uma boa forma de demonstrar que que o conhecimento científico não para e não tem limites.”
Tomás Manso, 11.ºC
… ver além do visível.”
Humberto Santos, 12.º B
Professoras Hélia Salvado e Fernanda Silva
MAR
2018