Em 2002, a UNESCO (Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura) instituiu o Dia Mundial da Filosofia, que se comemora, anualmente, na terceira quinta-feira do mês de novembro. No Colégio, este dia foi assinalado com algumas atividades. Foram levadas a cabo duas sessões de Filosofia para crianças do 5.ºano e foi lançado o desafio aos alunos do secundário de pensarem e debaterem sobre a importância do pensamento e da Filosofia.
Eis o fruto de algumas reflexões pessoais dos alunos do 11.ºano.
Uma vida sem pensamentos seria uma vida sem existência.
Maria Lopes, 11.ºA
A Filosofia tem a sua utilidade e a sua importância no mundo… serve para questionar, problematizar e incomodar sobre diversos assuntos e tem a capacidade de derrotar a ignorância por intermédio de um pensamento livre e autónomo.
Filipa Castanheira, 11.ºE
É possível imaginar uma vida sem pensamentos? Mesmo que fosse possível, para um ser humano significaria uma vida sem existência. Pensar é algo tão banal para nós, que se pode afirmar que é para o homem aquilo que o voar é para as águias, ou até o nadar para os golfinhos. Pensar é um trabalho árduo, provavelmente o mais complicado de todos. Essa é a explicação do porquê tão pouca gente se dedicar a
fazê-lo.
Joaquim Pereira, 11.ºF
Nunca paramos para pensar porque é que pensamos.
Jorge Vieira, 11.ºF
Como pensar é humano e necessário, se não houver pensamento o mundo fica desgovernado e sem sentido, pois sem pensamento não há dúvidas e, por isso, não procuraremos resposta para os nossos problemas nem tentaríamos resolvê-los, não haveria desenvolvimento/evolução. Caso o ser humano não pensasse, poderia viver uma vida cheia de ilusões, até mesmo uma vida “inexistente”.
João Ferreira, 11.ºA
É através do ato de pensar, do pensamento, que nos podemos conhecer a nós mesmos e à nossa essência; resolver problemas; ponderar sobre diversos assuntos; fundamentar opiniões próprias; aprender; conhecer; fazer planos…
Mariana Silva, 11.ºA
Acredito que pensar é fundamental se queremos ter uma opinião própria e um espírito crítico sobre o que nos rodeia. Se não refletirmos sobre o que nos é dito e vivenciamos, passaremos a estar numa situação muito perigosa em que se nos iludirem, aceitaremos essa proposição falsa como verdadeira e consentiremos até o inaceitável.
Marta Damásio, 11.º A
Descartes, matemático e filósofo francês, defende que ao pensarmos podemos duvidar daquilo em que estamos a pensar. Assim, o ser humano é um ser pensante. A dúvida é uma prova da existência do ser humano como ser pensante.
Rúben Isidro, 11.ºA
Podemos pensar também sobre nada ou também sobre o pensamento em si mesmo. Usamos o pensamento para resolver problemas do dia a dia: eja a planear um fim de semana, ou apenas a tentar entender a melhor forma de sair de um problema e chegar à sua solução.
Tomás Vieira, 11.ºA
Alguém hoje me disse que agi sem pensar. Mas fiquei a pensar se, estando eu consciente, será possível não pensar? De certa maneira, nós sem queremos estamos sempre a pensar. Logo, se eu não penso não existo, então desta maneira é importante pensar. Se não pensas, quem és tu? És uma ilusão? Algo que não existe? Ou não és humano?
Tiago Pereira, 11.º A
Porquê pensar? Porque as condições que destroem a capacidade ou a disponibilidade de pensar destroem também a vida, a qualidade de vida e, sobretudo, a felicidade.
Lucas Matias, 11.º A
NOV
2020