Nada melhor do que assinalar o Dia Mundial da Língua Portuguesa (5 de maio) com o VI Concurso de Declamação de Poesia e com a participação de 56 alunos na IX edição das Olimpíadas da Língua Portuguesa.
Foram 18 os alunos finalistas que perante os seus colegas, professores e direção do Colégio declamaram poemas de autores portugueses e de alguns estrangeiros. A qualidade foi muita e a decisão sobre quem seriam os vencedores não foi fácil!
Depois de uns breves momentos de reunião, o júri, constituído pelos professores do Departamento de Português e Línguas Estrangeiras, pelo Diretor Pedagógico e pelo Diretor do Colégio, decidiu que seriam vencedores, no escalão “língua portuguesa”, os alunos: Margarida Santos, do 5.º B, que declamou “Sísifo”, de Miguel Torga; Jacinta Oliveira, do 7.º A, com a declamação de “Teus olhos entristecem”, de Fernando Pessoa; e Gabriela Freitas, do 11.ºC, com o poema “Uma pequena luz”, de Jorge de Sena. Já no escalão “línguas estrangeiras”, os vencedores foram: António Marques, do 6.º C, com o poema “Little star”; Matilde Carvalho, do 9.º A, com a declamação de “The road not taken”, de Robert Frost; Laura Reis, do 10.º C, com o poema “Merci”, de autor desconhecido; e Rebeca Pereira, do 11.º C, com a declamação de “The blue bird”, de Charles Bukowski.
Foi, sem dúvida, um momento muito interessante e que contou com uma plateia muito bem composta de alunos a apoiarem os colegas ou simplesmente a escutarem as palavras que foram declamadas com bastante emoção.
MAI
2022