O Colégio, ao abrigo do programa Erasmus+, ao longo do ano letivo, proporcionou aos seus docentes formação em áreas como as necessidades educativas específicas e novas ferramentas tecnológicas para o ensino. Ao investir em formação nestas áreas, o Colégio reforça o seu compromisso com a inovação pedagógica e a excelência do ensino.
Hoje, 12 de julho, foi o dia escolhido para que os seis professores participantes nas mobilidades partilhassem a sua experiência e o conhecimento adquirido. Pretende-se com esta sessão que haja replicação de boas práticas pedagógicas por parte de todo o corpo docente e, assim, uma melhoria significativa dos resultados escolares dos nossos alunos.
Participaram nesta sessão cerca de 60 professores de todas as áreas disciplinares que, ao longo de toda a manhã, tiveram a oportunidade de se colocarem no lugar de um aluno com necessidades educativas específicas, compreender melhor as problemáticas do autismo, hiperatividade e défice de atenção e dislexia, contactaram com estratégias a serem aplicadas com esses alunos e ganharam uma nova perspetiva relativamente à inclusão.
Posteriormente, foram apresentadas várias ferramentas de aprendizagem baseada em jogos. Os professores experimentaram várias aplicações tecnológicas para o ensino e aprenderam a utilizar a realidade aumentada em sala de aula.
Através desta iniciativa, reforçou-se a importância do intercâmbio internacional para a melhoria do ambiente escolar. Os resultados destas experiências certamente terão um impacto significativo na formação dos nossos alunos e no crescimento da comunidade educativa como um todo.
A equipa Erasmus+
JUL
2023