Equipa Multidisciplinar de Apoio à Educação Inclusiva

 

Enquadramento

“O compromisso com a construção de uma escola inclusiva, uma escola na qual todos os alunos têm oportunidade de realizar aprendizagens significativas e na qual todos são respeitados e valorizados, uma escola que corrige assimetrias e que desenvolve ao máximo o potencial de cada aluno, é um desígnio nacional e um desafio para o qual estamos TODOS convocados”. (Dr. João Costa, Secretário de Estado da Educação. 2018).

 

Equipa

A Equipa Multidisciplinar de Apoio à Educação Inclusiva (EMAEI) constitui-se como um dos recursos organizacionais específicos de apoio à aprendizagem e à inclusão, tendo em vista uma leitura alargada, integrada e participada de todos os intervenientes no processo educativo.
A equipa é constituída por elementos permanentes, conhecedores da organização do Colégio, e elementos variáveis nos quais se incluem todos os profissionais que intervêm com o aluno e os pais ou encarregados de educação.

(DL n.º 54/2018; Lei n.º 116/2019)

Contacto pelo telefone geral do colégio ou por E-mail: emaei@csmiguel.pt

 

Centro de Apoio à Aprendizagem

O Centro de Apoio à Aprendizagem é uma estrutura de apoio agregadora dos recursos humanos e materiais, dos saberes e competências da escola.

Em colaboração com os demais serviços e estruturas do Colégio, o Centro de Apoio à Aprendizagem tem como objetivos gerais:

  • Apoiar a inclusão de crianças e jovens no grupo / turma e nas rotinas e atividades da escola, designadamente através da diversificação de estratégias de acesso ao currículo;
  • Promover e apoiar o acesso à formação, ao ensino superior e à integração na vida pós-escolar;
  • Promover e apoiar o acesso ao lazer, à participação social e à vida autónoma.

No Colégio, a sala 117 é um dos espaços físicos onde são implementadas respostas complementares ao trabalho desenvolvido em sala aula ou noutros contextos educativos, nomeadamente modalidades como o “Apoio com foco académico extra-aula”, o “Apoio especializado” e o “Apoio Tutorial”.