Entre 14 e 18 de março, Bruxelas acolheu duas professoras do Colégio de São Miguel num projeto de mobilidade KA1 Erasmus+ intitulada “Project and competence-based learning: innovative and efffective methods and tools” (Aprendizagem baseada em projetos e competências: métodos e ferramentas inovadores e eficazes). Também participam nestas sessões professoras oriundas de Espanha, Irlanda do Norte, Alemanha, Macedónia do Norte e Itália, tendo o convívio entre as diferentes nacionalidades proporcionado uma oportunidade ímpar para a troca de experiências e para o diálogo intercultural.
Nas diferentes sessões, foram trabalhadas as seguintes temáticas: principais competências e habilidades para o século XXI: uma abordagem interativa; aprendizagem invertida, cooperativa e combinada na Europa – características e melhores práticas; a utilização de websites, web-wares e aplicativos para ensino e aprendizagem bem como o recurso a ferramentas e plataformas colaborativas da Web; a aprendizagem baseada em projectos e competências para a STEAM – Science, Technology, Engineering, the Arts and Mathematics (Ciências, Tecnologia, Engenharia, Artes e Matemática); a temática da resolução de problemas, tomada de decisão e desenho de projetos; a utilização de alguns métodos e ferramentas de educação não-formal.
A dimensão cultural também esteve em destaque numa visita cultural noturna ao centro da cidade de Bruxelas, que teve início junto ao Palácio Real e culminou com a visita à emblemática Grand-Place. Nesta viagem pela capital, o grupo foi guiado pela história da cidade e do país, partindo dos monumentos edificados em diferentes épocas.
Finalmente, no último dia, as professoras tiveram oportunidade de visitar a Comissão Europeia onde puderam assistir a duas apresentações, uma sobre o seu papel na União Europeia nos dias de hoje e outra sobre as políticas da Comissão especificamente relacionadas com a educação, a formação e a juventude, o emprego e os assuntos sociais. No final, foi sublinhada importância da participação nas eleições europeias como única forma de garantir a representação democrática dos cidadãos de cada país ao nível europeu.
Professoras Filomena Baroso e Célia Cabral
MAR
2019