Três professoras de inglês do Colégio de São Miguel participaram numa formação no âmbito do programa Erasmus+, em Barcelona, juntamente com outros parceiros europeus.
O uso das novas tecnologias em quase todas as áreas das nossas vidas influencia, também, a educação, o modo como hoje se ensina e aprende e dita um modo novo de estar no espaço educativo. O programa Erasmus+ é um instrumento fundamental neste contexto, para promover a aprendizagem e a cooperação estratégica europeia no domínio do ensino e formação, bem como a construção de um Espaço Europeu da Educação. Neste âmbito, o Colégio de São Miguel continua a apoiar as ações integradas neste programa, pelo que três docentes participaram na formação “The Best Digital Tools for Language Teachers”, conduzida pela Europass Teacher Academy, que decorreu entre os dias 18 e 23 de setembro, em Barcelona.
As professoras tiveram oportunidade de aprender mais sobre a utilização de várias ferramentas e recursos digitais, de forma a promover um maior envolvimento dos alunos, e a estimular a sua autonomia, enquanto elementos ativos no processo de desenvolvimento das diversas competências inerentes ao ensino e aprendizagem de uma língua estrangeira, conduzindo-os ao maior sucesso académico e pessoal.
Durante a formação, foram abordadas realidades que dizem respeito à escola atual, às quais esta tem que dar resposta, nomeadamente a heterogeneidade e cultura dos alunos que a integram e a diversidade de ritmos de aprendizagem.
Houve, ainda, oportunidade de partilhar experiências profissionais e culturais com as restantes parceiras europeias provenientes de Itália, Républica Checa, Bélgica, Polónia, Alemanha e Noruega, bem como usufruir de toda a riqueza cultural da cidade catalã de Barcelona.
OUT
2023