Festa de Natal

Antes da pausa letiva do Natal, no Colégio de São Miguel celebrou-se, da melhor maneira, os valores de uma época sempre muito especial.
Bem antes do toque para a primeira aula, já havia uma fila de alunos para entregar os doces que iam compor a extensa mesa do Mercado de Natal, uma iniciativa do Departamento de Português e Línguas Estrangeiras. Um evento solidário que se estendeu durante toda a manhã onde se pôde tomar um chocolate quente e algumas das iguarias confecionadas pelos alunos e suas famílias. A adesão foi fantástica e o valor apurado será entregue à Liga Portuguesa contra o Cancro.
Já à noite, com o tradicional frio de dezembro, recebemos os primeiros encarregados de educação que vieram visitar, pela primeira vez, o vitral dedicado ao arcanjo São Miguel. As alunas do curso de Design Cerâmica e Escultura, Patrícia Teló e Rafaela Reis, estiveram brilhantes na apresentação da obra da autoria da artista Sílvia Patrício e executada pelos vitralistas Sérgio Bernardo e Margarida Ângelo. Os alunos Ivan Moreira e Mariana Marques, deram ainda mais cor à sessão com um excelente apontamento musical com guitarra e flauta transversal.
Seguiu-se a nossa APPA de Natal, a festa que reúne toda a comunidade educativa e onde assistimos à representação do conto “O Príncipe Feliz”, de Óscar Wilde…
“Na mais central praça da cidade erguia-se a estátua do Príncipe Feliz. Era uma autêntica joia. Um dia pousou aos pés da estátua uma formosa andorinha, que estava de passagem para o Egipto. Era a sua última oportunidade, pois havia-se atrasado ao querer convencer um junco a acompanhá-la na viagem. Mas o junco não pode separar-se da terra que lhe dá a vida, apesar do amor que o liga à andorinha…! Olhando com mais atenção para a estátua, a andorinha notou que duas gotas lhe molhavam a cara… Eram duas grossas lágrimas!
O Príncipe chorava pelos pobres da cidade e pediu à andorinha que o ajudasse…”
Uma história de Humildade que nos fez refletir sobre o Amor e a Amizade através do magnífico desempenho dos alunos que integram o clube Artes de Palco.
A noite não seria, certamente, a mesma sem as atuações dos coros do Colégio de São Miguel em parceria com a Schola Cantorum Pastorinhos de Fátima, assim como o dos alunos do ensino articulado.
Na parte final da festa, houve a bênção das imagens do Menino Jesus e, já no refeitório, um convívio natalício promovido pela Associação de Pais, com café e filhós.

Uma noite que nos aqueceu o Coração.

0