História

 

Em 1987, recordava o então bispo da diocese, D. Alberto Cosme do Amaral, que “o Colégio de São Miguel nasceu pequeno como as plantas e os homens. Foi aí por 1960 que a Paróquia de Fátima com a ajuda das Escravas do Divino Coração de Jesus, oriundas da ilha de São Miguel, Açores, e residentes em Aljustrel se lançou numa experiência de ensino, para lá da escola primária. Meninos intelectualmente capazes, não tinham acesso a outro nível de ensino, porque eram pobres e as escolas eram longe. Na Cova da Iria existia apenas o Colégio do Sagrado Coração de Maria, só para meninas.

Naquele mini-colégio de São Miguel, ali junto da Igreja Paroquial, as crianças preparavam-se para fazer o exame de admissão ao liceu e, mais tarde, para fazer os exames do primeiro e segundo anos liceais. A situação legal, porém, era um pouco ambígua. Esta, a pequena pré-história do que é hoje o Colégio Diocesano de São Miguel em Fátima.

Em 1962, o meu querido e sempre venerado predecessor, D. João Pereira Venâncio, cujo vulto mais se engrandece no decurso do tempo, decidiu a fundação do Colégio Diocesano de São Miguel em Fátima, encarregando o Pároco, Pe. Manuel António Henriques, de desencadear as ações adequadas e necessárias para a sua concretização.”

1962, 18 de dezembro – Sua Excelência o Senhor Subsecretário de Estado da Educação Nacional concedeu, por despacho, autorização para funcionamento do Externato de S. Miguel.

1963, 15 de fevereiro – A Autorização Provisória nº 464 da Inspeção Superior do Ensino Particular nomeia o Padre Manuel António Henriques como Diretor.

1963, 26 de julho – A Diocese de Leiria, representada pelo Padre Manuel António Henriques, celebra as escrituras de aquisição de 7 parcelas de terrenos destinados à construção do novo edifício do Colégio.

1966 – O Padre Joaquim Rodrigues Ventura assume as funções de Diretor da Instituição.

1970 – Em junho deste ano é lançada a 1.ª pedra do edifício onde funciona o Colégio.

1972 – Em outubro têm início as aulas no novo edifício. Começa para o Colégio uma nova etapa de consolidação a de promoção pedagógica.

1980 – É inaugurado o Pavilhão Gimnodesportivo, como resposta concreta à educação do homem completo.

1985 – São construídas mais 7 salas de aula para responder à reintrodução dos cursos do ensino secundário, entretanto extinto porque o estado não admitia a sua gratuitidade.

1990 – É inaugurado pelo ministro da Educação, Eng. Roberto Carneiro, um novo bloco com 9 salas de aula destinadas aos alunos do 2° ciclo. Assim o exigiu a vontade de tantos pais que, ano após ano, escolhiam esta escola e o seu projeto para a educação dos seus filhos.

1997 – É inaugurado mais um complexo de salas de aula e oficinas para as diversas modalidades artísticas do curso tecnológico de Design, Cerâmica e Escultura.

1997 – É inaugurada uma piscina coberta semiolímpica – concretização de um velho sonho que vinha desde o início deste Colégio, a qual vai permitir uma mais-valia na ligação da escola com o meio envolvente.

1997 – É inaugurado um novo Centro de Documentação Multimédia em espaço aprazível e adequado às necessidades pedagógicas a culturais de alunos e professores.

1999 – É inaugurado um novo bloco com uma sala de alunos e 8 salas de aula, sendo duas delas destinadas ao ensino da informática.

2001 – É inaugurado um novo espaço destinado ao bar e convívio da comunidade escolar.

2003 – Inauguração de dois novos laboratórios (Física e Química e Ciências Naturais).

2004 e 2005 – adaptação das instalações para permitir o acesso de pessoas com deficiência aos vários espaços do Colégio: rampas, elevadores, etc.

2006, 6 de fevereiro – inauguração de novos balneários, instalações sanitárias e de um novo espaço Polidesportivo.

2012, julho – Assume a direcção geral do Colégio o Padre Adelino Guarda.

2013, março – É criada a sala Padre Manuel António Henriques.

2014, maio – O Colégio obtém do Município de Ourém, licença de utilização, depois da legalização de todos os edifícios.

2014, verão – Renovação dos balneários do gimnodesportivo e das salas de EV / ET, e das casas de banho junto ao Bar.

2016, abril – Inauguração dos dois renovados espaços: cozinha e refeitório.

2017, 16 de junho – Tomada de posse do Dr. Manuel Lourenço, como diretor geral do Colégio de São Miguel.

2017, outubro – Inauguração de duas novas salas de Informática.