No dia 17 de outubro, o grupo de alunos da Amnistia Internacional do Colégio organizou uma palestra para comemorar o Dia Internacional pela Erradicação da Pobreza.
O propósito foi sensibilizar os alunos para a problemática da pobreza e valorizar instituições sociais que têm desempenhado um papel crucial nessa luta. Quis-se também ampliar a visibilidade desta causa na nossa comunidade e promover as atividades do grupo da Amnistia Internacional junto dos alunos do 10.º ano, desafiando-os a integrar o grupo.
A sessão foi conduzida pelos coordenadores do grupo da Amnistia Internacional, Samuel Deboeuf e Gonçalo Vicente, e teve a participação da Refood Leiria, da Cáritas Diocesana de Leiria, do Pe. Joaquim, que apresentou o projeto missionário ONDJOYETO.
A Refood de Leiria deu-nos uma perspetiva sobre o combate ao desperdÃcio alimentar, mostrando como essa ação pode contribuir, significativamente, para a redução da pobreza. A Cáritas Diocesana de Leiria partilhou a sua atuação na comunidade, apoiando aqueles que mais necessitam na Diocese. O projeto missionário diocesano ONDJOYETO cativou a audiência com um vÃdeo de divulgação muito bem produzido.
O professor Sérgio incentivou os alunos a participar ou a propor projetos com impacto positivo na escola e na comunidade local, sublinhando o papel ativo que cada um pode desempenhar na sociedade. Os coordenadores do grupo da Amnistia falaram sobre as suas iniciativas e fizeram um convite aos novos alunos para se juntarem ao grupo.
No encerramento, houve oportunidade para os organizadores e os palestrantes dialogarem. Para avaliar a palestra e permitir que os alunos se inscrevam no grupo da Amnistia, foi enviado um questionário para o e-mail dos alunos.
Estamos confiantes de que ficou evidente: quando nos unimos por causas justas, podemos fazer a diferença e promover uma mudança real. Que esta palestra sirva como incentivo para nos comprometermos, mesmo nos gestos mais simples, a combater a pobreza.
O mundo agradece!
OUT
2023