Subordinada à temática “Igualdade de Género”, decorreu, no passado dia 27 de fevereiro, na Assembleia Municipal de Santarém, antiga Escola prática de Cavalaria de Santarém, a sessão distrital do Parlamento dos Jovens do Ensino Secundário. O Colégio de São Miguel esteve representado pelos alunos Ana Rita Teixeira, Carolina Mota e Vítor Francisco, do 12.º ano.
Sagraram-se vencedoras as equipas da Escola Básica e Secundária Dr. Manual Fernandes (19 votos), da Escola Secundária Maria Lamas (16 votos) e do Centro de Estudos de Fátima (16 votos), tendo sido eleitos dois deputados de cada escola, que representarão o distrito de Santarém na sessão nacional, que vai ter lugar nos dias 14 e 15 de maio, na Assembleia da República.
Em simultâneo, numa sessão paralela, o Colégio de São Miguel concorreu ainda ao Concurso Euroscola, apresentando um trabalho sobre o mesmo tema mas com uma dimensão europeia, que foi defendido pelos alunos Maria Filomena Mendes e João Jesus, do 11.º ano. Estes alunos, que vieram propositadamente do Porto, onde estavam numa visita de estudo, venceram a nível distrital e vão à sessão nacional defender o mesmo trabalho… a próxima etapa será Estrasburgo!
A todos os participantes um reconhecimento especial, pois é com essa participação e ativismo que a sociedade futura pode estar esperançada de ter quem, indignado e inconformado, procure na ação cívica e política construir uma sociedade solidária e mais justa. Estão de Parabéns os deputados do Colégio de S. Miguel pela representação e luta digna das suas convicções e por terem vencido a sessão distrital do Euroscola.
MAR
2018