Nos dias 11 e 12 de março, decorreram em Alpiarça e no Sardoal, as Sessões Distritais/Regionais do Parlamento dos Jovens, uma iniciativa da Assembleia da República dirigida aos jovens do 3.º ciclo do ensino básico e secundário.
O nosso Colégio participou, mais uma vez, neste projeto e fez-se representar pelos alunos Ema Coelho, Gabriela Lopes, Lucas Matias e Tiago Pereira, no ensino básico, e pelos alunos Filomena Mendes, Mariana Henriques, Carolina Carreira e Renato Vala, no ensino secundário, eleitos nas sessões escolares realizadas no dia 23 de janeiro, no auditório D. João Pereira Venâncio.
O tema lançado pela Assembleia da República para este ano letivo foi as “Alterações climáticas”. No sentido de respeitar todo o programa, foram desenvolvidas, na escola, várias atividades, entre elas: campanhas eleitorais, comícios eleitorais, sessões com o deputado João Moura da Assembleia da República, bem como, o ato eleitoral.
Nas Sessões Distritais, os alunos tiveram a oportunidade de debater e aprovar o melhor projeto de recomendação apresentado pelas escolas participantes e eleger os deputados para as Sessões Nacionais. Foi um trabalho sério e de grande responsabilidade, em que cada um se pôde afirmar com as suas ideias e manifestar-se com o seu voto.
Professoras Patrícia Rosário e Sónia Agostinho
Relativamente às Sessões Distritais, as opiniões dos deputados que representaram a nossa escola foram:
“Gostei muito da experiência e trouxe de lá muitos ensinamentos.” (Gabriela Lopes, 9.ºA)
“Gostamos de ir à Sessão de Alpiarça, pois saímos de lá mais ricos, não só em conhecimento como também em experiências, e fizemos muitos amigos.” (Ema Coelho, 9.ºA)
“No meu ponto de vista, o projeto Parlamento dos Jovens foi muito bom, não só ao nível das aprendizagens, mas também devido a facto de me ter permitido conhecer muitas pessoas novas.” (Lucas Matias, 9.ºA)
“A experiência foi muito boa e aconselho todos a participar.” (Tiago Pereira, 9.ºA)
“Participar no Parlamento dos Jovens foi uma ótima experiência, tão aliciante como instrutiva, a variadíssimos níveis.” (Filomena Mendes, 12.ºC)
“Foi uma atividade bastante enriquecedora a diferentes níveis, desenvolvi mais capacidades e adquiri novos conhecimentos no campo da política e da oratória e pude, também, desenvolver laços com os restantes participantes.” (Carolina Carreira, 12.ºA)
ABR
2019