O Colégio de São Miguel aderiu, a partir deste ano letivo, ao Plano Nacional das Artes (PNA) através da implementação de um Projeto Cultural de Escola, em parceria com entidades locais, estruturas artísticas, culturais e patrimoniais, e comunidade educativa. O PNA resulta de uma parceria entre o Ministério da Cultura e o Ministério da Educação, criada e pensada para o horizonte temporal 2019-29 e, na sua missão, este plano pretende promover a transformação social, mobilizando o poder educativo das artes e do património na vida dos cidadãos: para todos e com cada um.
Como podem as artes e o património ajudar a resolver um problema específico, concreto, da escola, na relação com o território e/ou a comunidade? O desafio do PNA propõe-nos a construção de um projeto cultural de escola a partir de uma situação problemática, um desejo ou conflito existente, aliado ao projeto criativo. Conscientes desde sempre das potencialidades das artes e da importância dos processos criativos na formação estética, crítica e social dos nossos alunos, o Projeto Cultural de Escola (PCE) do nosso Colégio pretende proporcionar a todos novas e significativas oportunidades de fruição/vivência e resposta pedagógica, através da promoção do trabalho colaborativo e transdisciplinar, apostando na flexibilidade curricular e na formação integral dos nossos alunos.
Pretende-se com este PCE desenvolver um plano estratégico onde a “escola” seja valorizada como espaço de fruição cultural e artística, envolvendo toda a comunidade educativa dentro e fora da escola. Com o tema “IMPRESSÕES”, o nosso projeto pretende reforçar a identidade cultural do Colégio de São Miguel, promovendo a literacia artístico-cultural, através da articulação e enraizamento de várias linguagens artísticas, no currículo de todas as disciplinas, valorizando, assim, o desenvolvimento da sensibilidade e do pensamento criativo e crítico de toda a comunidade educativa. O objetivo primordial deste projeto pretende coadunar o processo de ensino e aprendizagem com as práticas artísticas, integrando-as no contexto educativo, permitindo assim garantir o acesso dos alunos à fruição artística e produção cultural.
Para mais informações sobre o Plano Nacional das Artes: https://www.pna.gov.pt/
Prof.ª Susana Almeida
DEZ
2021