No dia 16 de março, sexta-feira, por volta das sete da manhã, aos portões do colégio já se podiam observar as mochilas e os sacos de viagem. Os alunos do 9.º ano do Colégio de São Miguel iam dar início a uma visita de estudo a Santiago de Compostela.
Partimos às 7h15 de Fátima, em direção ao Monte de Santa Luzia, em Viana do Castelo, onde tinha acabado de cair uma enorme camada de granizo, que deixou tudo branquinho. Neste local, pudemos almoçar, visitar o santuário, subir ao zimbório (cúpula) e desfrutar de uma das paisagens mais belas do mundo.
De seguida, seguimos em direção a Espanha, à Ilha da Toja, onde tivemos oportunidade de dar um agradável passeio de barco e conhecer de perto os viveiros de mexilhão. Nem dá para descrever o que sentimos quando nos trouxeram sumo e uma travessa de mexilhão para provarmos! São realmente muito apetitosos! Quando saímos do barco, pudemos ainda visitar uma igreja forrada de conchas e uma famosa fábrica de sabonetes.
Depois de mais uma viagem, chegámos ao Hotel Scala. Após de um saboroso jantar, fomos aos quartos, onde cada um se vestiu, penteou e perfumou para ir à discoteca, onde nos divertimos imenso. Este foi, sem dúvida, um dos pontos mais altos da viagem. Por volta das 2h da manhã, fomos dormir e restabelecer as forças para o dia seguinte.
Sábado, depois do pequeno-almoço, saímos para visitar Santiago de Compostela, onde celebrámos a missa, observámos o ritual do Botafumeiro, que é simplesmente uma experiência incrível, e abraçámos a imagem de Santiago, no altar. Depois de compradas as lembranças, voltámos ao hotel para almoçarmos e nos prepararmos para voltar.
De regresso a Portugal, ainda parámos em Valença, uma vila fortificada impressionante, e no ArrábidaShopping, para jantar. Segundo uma sondagem feita nos autocarros, os momentos mais significativos para os alunos foram: a ida à discoteca, a viagem de barco e as visitas a Santiago e ao Monte de Santa Luzia.
Para nós, foi uma viagem 5 estrelas que não nos importávamos de repetir!
Carolina Delgado Rodrigues
MAR
2018